sábado, 22 de março de 2008

Resenhas & Críticas

Camisa de força

Veterano da Guerra do Golfo, Jack Starks (Adrien Brody) retorna para casa após ficar internado em decorrência de um tiro que levou na cabeça. Acusado de matar um policial, Starks é preso e, por sofrer amnésia, é internado em um hospital psiquiátrico. O médico responsável, Thomas Becker (Kris Kristofferson), utiliza métodos nada convencionais e começa a tratar o paciente com drogas experimentais, deixando-o amarrado em uma camisa de força dentro de uma gaveta de necrotério. No local escuro e isolado, Starks descobre poder viajar no tempo. É aí que conhece a jovem Jackie (Keira Knightley), que poderá desvendar o assassinato do policial.
Semelhante a “Efeito Borboleta”, o filme fracassou nos Estados Unidos e ficou pouco conhecido no Brasil. Uma trama complexa sobre viagem no tempo (vai pro futuro, retorna ao passado) com toques de sadismo e paranóia torna a fita difícil de acompanhar e, por vezes, indigesta. Brody passa boa parte do tempo amarrado em uma camisa de força e suspirando dentro de uma gaveta de necrotério, cobaia de bizarros experimentos do médico interpretado por Kristofferson. Eu, que tenho claustrofobia, fiquei incomodado. Acredito que o público não irá degustar tanto sufoco, sem contar os absurdos da história, que nunca convence. Apenas uma fantasia estranha que, por incrível que pareça, mistura suspense, horror, drama, romance e ficção científica. Disponível em DVD. Por Felipe Brida

Título original: The Jacket
País/Ano: EUA/ALE, 2005
Elenco: Adrien Brody, Keira Knightley, Kris Kristofferson, Jennifer Jason Leigh, Kelly Lynch, Daniel Craig, Brad Renfro, Steven Mackintosh.
Direção: John Maybury
Gênero: Suspense/ Drama
Duração: 103 min.


Venom

Ao tentar socorrer uma idosa em um acidente de carro, caminhoneiro despenca de uma ponte e morre picado por cobras alojadas em uma caixa de vodu, dentro do carro onde ele estava. Um grupo de jovens resolve investigar a morte do homem. Possuído por forças malignas, o caminhoneiro ressuscita de forma monstruosa, disposto a trucidar aqueles que cruzarem seu caminho.
O título nada tem a ver com um dos vilões das histórias de “Homem Aranha”. Aqui, um terror banal, com violência descabida e todos os clichês possíveis. Mal-feito, cheio de sangue falso e besteiras que só o gênero de terror norte-americano voltado para os jovens pode reservar. Pelo fato de o homem-monstro, assim como Jason Voorhees a partir do sexto filme da série “Sexta-Feira 13”, ser indestrutível, esperamos o óbvio: a morte, uma a uma, dos personagens. Uma das soluções encontradas pelos personagens para conter o ser maligno, que é usar o filho dele como boneco de vodu, chega a ser uma das piores idéias já vistas em filme. O diretor Jim Gillespie dirigiu antes apenas dois filmes, ambos fracos – “Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado” (1997), que virou sensação e sucesso de público, e “D-Tox” (2002). Disponível em DVD. Por Felipe Brida

Título original: Venom
País/Ano: EUA, 2005
Elenco: Agnes Bruckner, Jonathan Jackson, Laura Ramsey, D.J. Cotrona, Rick Cramer, Meagan Good, Bijou Phillips, Method Man, Pawel Szadja.
Direção: Jim Gillespie
Gênero: Terror
Duração: 85 min.

Nenhum comentário: