domingo, 16 de março de 2008

Cine Lançamento

Paranóia

Após agredir o professor de espanhol na sala de aula, o estudante Kale (Shia LaBeouf) é condenado a três meses em prisão domiciliar. Com tornozeleira eletrônica, é monitorado 24 horas por dia e não pode ultrapassar um perímetro de 30 metros ao redor de sua casa. Isolado, encontra diversão em jogar videogame, comer porcariadas e espiar os vizinhos com um binóculo, inclusive uma garota atraente, Ashley (Sarah Roemer). Até que Kale começa a desconfiar que um dos vizinhos possa ser um perigoso psicopata.

Com apenas 21 anos, Shia LaBeouf é, hoje, um dos astros de Hollywood. Iniciou a carreira em filmes e seriados no final dos anos 90, fez “Eu, Robô” (2004) e “Constantine” (2005) e a partir daí não parou mais. Antes de seu maior sucesso, “Transformers” (2007), participou deste suspense, vendido como thriller, mas que só vira suspense na metade do filme. Começa com drama, parte para o romance, depois cria um clima intrigante, de mistério e se torna sério. Segue a velha fórmula do vizinho suspeito que pode ser um assassino, misturando um tom de voyerismo, já que o personagem de LaBeouf fica vigiando as pessoas com um binóculos até presenciar um crime (outra fórmula famigerada do cinema que gerou grandes obras, como "Janela indiscreta" e "Dublê de corpo"). Não há grandes sacadas, tem muitos clichês e a conclusão é previsível, sem reviravoltas, no entanto serve como um passatempo de final de semana.
Destaque para o bom elenco. O carismático LaBeouf segura o filme, David Morse interpreta um personagem sinistro e Sarah Roemer faz o interesse romântico de LaBeouf (aliás, um casal com química!). Apenas Carrie-Anne Moss (ex-Matrix) fica apagada, como a exigente mãe do personagem central. O diretor D.J. Caruso já esteve melhor em um passado não muito distante – “À Sombra de um Homem” (2002), “Roubando Vidas” (2004) e “Tudo por Dinheiro” (2005) - e já anucniou seu próximo filme, de ação, novamente com LaBeouf, "Controle absoluto", que estreia no ano que vem. Por Felipe Brida

Título original: Disturbia
País/Ano: EUA, 2007
Elenco: Shia LaBeouf, Sarah Roemer, Carrie-Anne Moss, David Morse, Aaron Yoo, Jose Pablo Cantillo, Matt Craven.
Direção: D.J. Caruso
Gênero: Suspense
Duração: 105 min.

Nenhum comentário: