quinta-feira, 27 de março de 2008

Cine Lançamento

A Loja Mágica de Brinquedos

Na loja de brinquedos comandada pelo sr. Magorium (Dustin Hoffman) tudo ganha vida. Carrinhos saem fora do controle dos humanos e bolas pulam sem ajuda das crianças. Lá, a magia transforma a realidade dos pequeninos. Mas Magorium, já velho e cansado, precisa deixar a loja para um novo gerente. E a escolhida tomar conta do local é sua insegura funcionária Molly (Natalie Portman). A difícil missão de Molly será continuar a fazer da loja um espetáculo para os olhos das crianças.
Quando trabalhava em uma loja de brinquedos, o diretor estreante Zach Helm anotava, em rascunhos, as primeiras histórias que, depois, dariam origem ao roteiro deste filme. Seu sonho era rodar uma fita infantil em que adultos e crianças usufruíram de fantasias em um mundo mágico. Pôs em prática o projeto, porém foi mal sucedido com o resultado. E as razões para tal fracasso são aparentes.
As crianças ficam entediadas com as poucas mágicas, e mesmo aquelas exibidas não provocam emoção, sem contar os diálogos em excesso. O enredo sem graça pode aborrecer os adultos. Dustin Hoffman, na pele de Mr. Magorium, o dono da loja de brinquedos, criou um personagem infeliz. Com dentes pra frente, falando em soquinhos, sobrancelhas à la Jânio Quadros e cara de insano, mais parece um cientista maluco de filmes B dos anos 60 do que um bondoso senhor à beira dos 244 anos. A pior interpretação da carreira de Hoffman? Acredito que sim.
Uma das atrizes mais talentosas da atualidade, a simpática Natalie Portman (impressão minha ou ela está um pouco esquecida?) se supera, porém resta a ela um papel sem grandes chances. Fico em dúvida quanto ao garoto Zach Mills, que já trabalhou em diversos seriados. Faltou energia, “vida” ao personagem.
O tema central não traz nenhuma novidade. Tantos outros diretores estiveram envolvidos em projetos semelhantes, como A Fantástica Fábrica de Chocolates e Pagemaster – O Mestre da Fantasia.
Diante das poucas produções infantis geradas pela indústria cinematográfica de Hollywood, surge este exemplo infeliz, que não entusiasma as crianças e só deixa enfadado os pais. Falta nele o elemento principal: mágicas! Muita conversa e pouca aventura. Por Felipe Brida

Título original: Mr.Magorium’s Wonder Emporium
País/Ano: EUA, 2007
Elenco: Dustin Hoffman, Natalie Portman, Jason Bateman, Zach Mills, Isaac Dunrford.
Direção: Zach Helm
Gênero: Comédia
Duração: 93 min.

Nenhum comentário: