segunda-feira, 24 de março de 2008

Premiados & Aplaudidos

Johnny & June

Biografia do cantor Johnny Cash (1932-2003), interpretado por Joaquin Phoenix, desde a infância na plantação de algodão até atingir o sucesso como cantor nos anos 50, ao lado de Elvis Presley, e conhecer o amor de sua vida, a cantora June Carter (1929-2003).
Conhecido como “O Homem de Preto”, por vestir roupas pretas nos shows musicais, Johnny Cash tornou-se uma das grandes vozes do estilo country e, depois, do rock antigo, responsável pelos sucessos “I Walk the Line” e “Ring of Fire”. O filme, segunda biografia dirigida por James Mangold (o anterior foi “Garota, Interrompida”, de 1999), fica restrito apenas a partes da vida de Cash; não vai além da infância e do período em que chegou ao estrelato, e tudo conduzido pela velha fórmula de biografias hollywoodianas, meio romanceado, meio água-com-açúcar. Talvez o que mais chama a atenção na fita seja trabalhar a profunda questão dos vícios das drogas. Cash usava anfetaminas e barbitúricos, tornou-se violento, foi preso e ia drogado tocar nos shows, provocando confusões. Seu comportamento destrutivo arruinou o casamento e não mais agradava aos fãs. E só uma pessoa poderia tirá-lo dos vícios, no caso, a paixão de sua vida, June.
Apesar de arrastada demais e permeado com dramalhão, a fita é interessante e retrata um tempo em que, para se fazer música, o artista tinha de se preparar bastante e batalhar ferozmente junto às produtoras.
Premiado com o Oscar de melhor atriz para Reese, e indicado a outras quatro categorias – ator (Phoenix), edição de som, edição e figurino. Aliás, Reese, como sempre, está simpática e contagiante. Phoenix sai melhor que a encomenda, em um de seus melhores papéis (lembrando que o ator é irregular e já fez projetos ruins, como “8 MM”, e outros sem graça, como “A Vila” e “Brigada 49”). A captação dos direitos para a adaptação do filme teve início oito anos antes do lançamento do filme, e foram os próprios Johnny Cash e June Carter que escolheram Reese e Phoenix para os papéis. Disponível em DVD. Por Felipe Brida

Título original: Walk the Line
País/Ano: EUA/ALE, 2005
Elenco: Joaquin Phoenix, Reese Witherspoon, Ginnifer Goodwin, Robert Patrick, Dallas Roberts, Dan John Miller.
Direção: James Mangold
Gênero: Drama
Duração: 136 min.

Nenhum comentário: