sábado, 1 de março de 2008

Cine Lançamento

Juno

Juno MacGuff (Ellen Page) tem apenas 16 anos e descobre estar grávida de um grande amigo, Paulie (Michael Cera). Desesperada, ela precisa tomar uma decisão. Com o apoio do pai e da madrasta, Juno negocia com um casal que não pode ter filhos a doação do bebê, quando este nascer.
Vencedor do Oscar de melhor roteiro original, “Juno” é a sensação do momento. Todos agora só falam em “Juno”, um filme independente que custou apenas 7,5 milhões de dólares e, até agora, arrecadou mais de 110 milhões só nos Estados Unidos! Um grande feito de bilheteria. Mas a comédia, que ainda concorreu a três categorias no Oscar (filme, direção e atriz, para Ellen Page), não é nada demais, apenas interessante e aprazível.
A fita superestimada deu certo graças à interpretação de Ellen Page, que melhorou bastante desde seu outro grande sucesso, Menina Má.Com (como não havia visto este filme, assisti-o neste final de semana e postei uma resenha logo abaixo), e pela narrativa jovem. Sobre Ellen, a atriz tem apenas 20 anos, é bonita e soube equilibrar os momentos de angústia e rebeldia. Juno, de 16 anos, exprime e realça, de forma alegórica, o comportamento dos jovens no mundo pós-moderno: indecisos, imaturos, desatentos, transviados e característicos. E também incorpora outro grande problema atual, que é a gravidez na fase da adolescência. A história tem “cara” de filme para meninas. São elas que irão se identificar mais. Na trilha sonora, muitas músicas antigas que dão à fita um estilo de anos 70. A atriz Jennifer Garner, que, particularmente, acho fraca, até que se sai bem no papel da “futura mãe” do bebê de Juno.
Gostei do filme, achei sensível e bem conduzido. Carrega uma temática polêmica e chega a emocionar. Pode deixar perplexa a juventude atual. Seu sucesso, no entanto, não justifica que seja um grande filme. Não há idéias novas, reviravoltas ou linguagens inovadoras. A própria comédia dramática teen, hoje, adota estilo que não é bem consagrado na academia ou nem mesmo admirado pela crítica. Pelas estatísticas da bilheteria, a comédia será sensação por um bom tempo. Um filme recomendado e querido.
A escritora que ganhou o Oscar de roteiro original por “Juno” é a ex-stripper Diablo Cody, que causou impacto na premiação este ano por usar um vestido de onça e enorme tatuagem saltada no braço. (Por Felipe Brida)

Título original: Juno
País/Ano: EUA, 2007
Elenco: Ellen Page, Michael Cera, Jennifer Garner, Jason Bateman, J.K. Simmons, Allison Janney, Olívia Thirlby.
Direção: Jason Reitman
Gênero: Comédia/Drama
Duração: 96 min.

Nenhum comentário: