terça-feira, 18 de março de 2008

Morre o diretor Anthony Minghella

O diretor, produtor e roteirista de cinema Anthony Minghella morreu aos 54 anos, segundo anunciou hoje sua agente. A causa da morte não foi divulgada. Em 1997, recebeu dois prêmios Oscar - melhor diretor e melhor roteirista pelo épico “O Paciente Inglês”.
Nascido em Ryde, Inglaterra, em janeiro de 1954, Minghella iniciou a carreira na primeira metade dos anos 80, escrevendo peças de teatro e roteiros para filmes para a TV e seriados. Entre 1987 e 1990, escreveu episódios para a famosa série “Inspetor Morse”.
Seu primeiro trabalho como diretor foi no romance fantasmagórico “Um Romance do Outro Mundo”, em 1990. Por este filme, ganhou o Bafta de melhor roteirista.
Em 1993 rodou, nos Estados Unidos, a comédia romântica “Um Amor de Verdade”. Dois anos depois de ganhar notoriedade com “O Paciente Inglês”, dirigiu “O Talentoso Ripley”, outro sucesso de público e de crítica. Dirigiu outro épico elogiado e premiado, “Cold Mountain” (2003), e o recente “Invasão de Domicílio” (2006). Havia encerrado as gravações da comédia “The Nº 1 Ladies Detective Agency” e ainda filmava uma das histórias do filme “New York, I Love You”, previsto para ser lançado este ano.
Como produtor, fez Íris (2001), Paraíso (2002), O Americano Tranqüilo (2002), A Intérprete (2005), Em Nome da Honra (2006) e Conduta de Risco (2007). Fez ainda uma ponta no filme Desejo e Reparação (2007).
Presidente da British Film Institute, era casado com a atriz e coreógrafa chinesa Carolyn Choa e tinha dois filhos, o ator Max Minghella, e Hannah. Por Felipe Brida

Um comentário:

renata disse...

menino! acabo de saber por vc sobre a morte do anthony minghella! tô o dia inteiro em trânsito, viajando e agora chego em casa, abro computador, entro direto no orkut, seu blog e recebo a notícia!
já virou minha fonte! rs...
parabéns pelo blog. muito bom, bem escrito, boas notícias. certamente vou dar sempre uma passada por aqui tb.
vamos trocar recados!
poxa, fiquei triste com a morte dele....
enfim, tenho que ir. ainda vou preparar meu programa da rádo de amanhã.
um grande abraço e sucesso!
renata boldrini