segunda-feira, 17 de março de 2008

Cine Lançamento

Invasores

Ônibus espacial explode ao chegar à órbita terrestre, e seus destroços espalham-se por várias cidades norte-americanas. A psiquiatra Carol Bennell (Nicole Kidman) descobre que, juntamente com os destroços, vieram uma estranha forma alienígena que, em contato com os humanos, transformam-nos em pessoas insensíveis e violentas. Só que Carol terá uma missão pela frente: encontrar o filho desaparecido em meio à estranha epidemia.
Quarto filme baseado no famoso romance “Os Invasores de Corpos”, de Jack Finney (1911-1995). Conta-se novamente a mesma história já vista em “Vampiros de Almas” (1956), “Os Invasores de Corpos” (1978) e “Os Invasores de Corpos – A Invasão Continua” (1993), em que os humanos são dominados por seres alienígenas e tornam-se “robôs”, sem sentimentos. Ou seja, “Invasores” não acrescenta em nada para quem assistiu às obras anteriores. Em sua primeira fita rodada nos Estados Unidos, o diretor alemão Oliver Hirschbiegel (de “A Queda – Os Últimos Dias de Hitler) errou feio. Parece que estava limitado quanto a orçamento e teve pressa em rodar o projeto. O resultado é um filme fraco, mal construído e com efeitos digitais feios. Começa rápido demais, não há muitas explicações sobre a contaminação na cidade e as seqüências não são amarradas. Exagerou no suspense e faltou trabalhar a questão da ficção científica (como nos anteriores). Os flashbacks da psiquiatra deixam o roteiro ainda mais confuso e confundem o público. Sem falar na maneira da infestação, bem escatológica por sinal, em que os contaminados vomitam na face das vítimas (ou quando vão servir um café aos convidados, escarram e vomitam na jarra). Vai ser nojento assim na casa do chapéu!
O próprio elenco está desperdiçado. Nicole Kidman, cheia de plásticas e com um rosto cada vez mais repuxado, parece perdida. Daniel Craig não tem muito o que acrescentar em um papel ingrato. A cada passo do final, a fita só piora.
“Vampiros de Almas” tornou-se cult na categoria terror/ficção e gerou escolas. Já “Os Invasores de Corpos” (de Philip Kaufman) era arrepiante (a continuação de 1993 foi fraca, mas ainda mantinha a tensão e as situações de horror). Como os anteriores haviam sido competentes, fiquei sem entender o motivo em se fazer outro projeto, repetido e sem força. Não perca tempo com esta decepção. Por Felipe Brida

Título original: The Invasion
País/Ano: EUA/ Austrália, 2007
Elenco: Nicole Kidman, Daniel Craig, Jeremy Northam, Jackson Bond, Jeffrey Wright, Veronica Cartwright, Josef Sommer, Celia Weston.
Direção: Oliver Hirschbiegel
Gênero: Suspense/ Ficção Científica
Duração: 99 min.

Nenhum comentário: