sexta-feira, 28 de março de 2008

Cine Lançamento

Sem Reservas

A chef Kate Armstrong (Catherine Zeta-Jones) comanda a cozinha de um sofisticado restaurante em Manhattan. Com seu jeito metódico, deixa qualquer um de seus funcionários à beira da loucura. Ainda sofrendo com a morte da irmã, Kate é afastada do cargo por um período e passa a cuidar da sobrinha de nove anos, Zoe (Abigail Breslin). Quando retorna ao trabalho, depara-se com um novo chef de cozinha, Nick (Aaron Eckhart), adorador de músicas italianas, que poderá tomar o lugar de Kate para sempre.
Refilmagem de uma fita alemã/italiana que ficou pouco conhecida no Brasil, “Simplesmente Martha” – esta trata o mesmo tema, tem os mesmos personagens, porém com melhor resultado. Não espere muito de “Sem Reservas”. É apenas agradável e sem inspiração. Temos uma carismática Catherine Zeta-Jones (como sempre) e uma infinidade de pratos que deixam o telespectador faminto, talvez os únicos chamarizes do filme. Peca ser previsível demais e ficar naquele romance “lenga-lenga” com os inevitáveis clichês, a exemplo a ultrapassada fórmula de o casal se apaixonar depois das intensas brigas e disputas. Mas é próprio do gênero “romance” não abrir possibilidades de se fugir deste método de narrativa. O público feminino e os amantes da cozinha irão se identificar mais com esta comédia dramática.
Depois de alcançar notoriedade com filmes de arte (“Shine – Brilhante” e “Neve Sobre Cedros”) e com projetos mais sérios (como “Lembranças de um Verão”), o diretor Scott Hicks, nascido na Uganda, rende-se ao cinema comercial. E este é o efeito que vem acometendo boa parte dos diretores destacados em estilos restritos e pessoais (só aqui pelo blog podemos ver dois exemplos, Oliver Hirschbiegel e Neil Jordan, responsáveis por recentes fitas ruins – “Invasores” e “Valente”, respectivamente). Diante do público guiado pelo entretenimento, os diretores acabam cruzando o outro lado da linha para satisfazer os anseios dos telespectadores e garantir êxito nas bilheterias, mesmo se os projetos resultarem desnecessários ou fracos. Por Felipe Brida

Título original: No Reservations
País/Ano: EUA/Austrália, 2007
Elenco: Catherine Zeta-Jones, Aaron Eckhart, Abigail Breslin, Patricia Clarkson, Jenny Wade, Bob Balaban, Eric Silver.
Direção: Scott Hicks
Gênero: Comédia romântica
Duração: 104 min.

Nenhum comentário: