segunda-feira, 3 de março de 2008

Comentários do Blogueiro

Filmes da semana

Dois leitores enviaram emails para mim no final de semana sugerindo que escrevesse, neste espaço, alguns breves comentários sobre filmes que assisto, independente se são novos ou mais antigos. Achei a idéia interessante e, portanto, atendo ao pedido dos internautas.
Na semana passada, devido a alguns dias livres no período da tarde, assisti à comédia Relax (Lost in América, 1985), com os sumidos Albert Brooks e Julie Hagerty. Brooks também dirige este filme fraco, nada mais que um passatempo que provoca poucas risadas. A história é sobre um casal de yuppies que abandona o emprego para percorrer os Estados Unidos. Em estilo road-movie, a comédia faz referência ao clássico Sem Destino (até por que o casal afirma que a viagem será baseada em Easy Rider).
Não havia assistido, no ano passado, o drama musical Dreamgirls – Em busca de um sonho (Dreamgirls, 2006), que concorreu a oito prêmios no Oscar de 2007 e que levou apenas dois – melhor atriz coadjuvante (Jennifer Hudson) e edição de som. Mais um exagero total da academia, outro filme superestimado. Excessivamente cantado, o drama chega a cansar. Não há músicas especialmente boas. Conta a história de um trio de cantoras que sonha em alcançar o estrelato, nos anos 60. Jennifer Hudson interpreta Effie White, uma das integrantes do trio e que depois é rejeitada. A atriz trabalha bem, convence, mas nada de levar Oscar. Até por que Adriana Barraza (Babel), Cate Blanchett (Notas Sobre um Escândalo) e a pequena Abigail Breslin (Pequena Miss Sunshine) eram melhores. Vai entender... Eddie Murphy, indicado ao Oscar de ator coadjuvante, tenta fazer diferente em um papel dramático. Ele está razoavelmente bem; ainda tem aqueles trejeitos de rir escancaradamente e remexer o corpo. Quem não gosta de filmes musicais em que os personagens cantam, narrando passagens da vida, nem arrisque.
Assisti também às ruins adaptações para o cinema dos seriados Chips e Os Gatões. Os filmes se chamam, respectivamente, Chips 99 (Chips 99, 1998) e Os Gatões – A Nova Balada (The Dukes of Hazzard, 2005). O primeiro traz Erik Strada, gordo e grisalho, na pele do oficial Ponch, e Larry Wilcox, como capitão Baker, os mesmos da série dos anos 70/80. A história é banal, sobre roubos de veículos (assim como a série, que, particularmente, nunca gostei), mal amarrada e cheia de furos. Uma fita desnecessária. Já o segundo filme é ainda pior. Comédia voltada para os jovens, recheado de besteirol e com absurdos que nada têm a ver com o famoso seriado exibido entre 1979 e 1985. Para piorar, no elenco, dois atores insuportáveis, Johnny Knoxville (líder do grupo Jackass) e Seann William Scott. Eles interpretam os primos Luke e Bo Duke, que trabalham como entregadores de bebida ilegal e vivem se metendo com a polícia. Evite.
Amanhã trago mais! (Por Felipe Brida)

Nenhum comentário: