sábado, 1 de março de 2008

Resenhas & Críticas

Menina Má.com

O fotógrafo Jeff Kohlver (Patrick Wilson) conhece, pela internet, a jovem Hayley (Ellen Page), de apenas 14 anos. Eles marcam um encontro e, depois, vão até a casa de Jeff. Suspeitando que possa ser um pedófilo, Hayley amarra-o para tentar descobrir a verdadeira personalidade dele. Só que a garota não é tão meiga como parece e transforma a vida do fotógrafo em um pesadelo interminável.
Este suspense psicológico, ganhador de prêmios em festivais menores de cinema, fez muito sucesso na época de seu lançamento, em 2005, e elevou a carreira da até então desconhecida Ellen Page (que depois faria X-Men III – O Capítulo Final). Difícil entender por que esta fita independente é tão estimada. Esteve até na Seleção Oficial no Festival de Sundance, em 2005, e foi exibido no Festival de Cannes. Só que a partir da metade a história muda de rumo e fica desagradável, principalmente para o público masculino. A personagem de Ellen Page (sua interpretação é apenas mediana) é doentia e tortura de todas as formas possíveis o fotógrafo, que, aparentemente, também não é uma boa pessoa como demonstra. Disse que é desagradável por que a intenção da protagonista será castrar Jeff! Realmente algo que ninguém quer ver nas telas, não é mesmo? E fica nisso apenas.
O filme causou estranho alvoroço, sem razão. Apesar de não existir o “gore” (sangue), as torturas, por meio de expressões de dor e diálogos cortantes, causam aflição e repúdio.
A idéia aqui, de o homem imobilizado e a mulher dominando-o, lembra, vagamente, o suspense Louca Obsessão. A atriz canadense Sandra Oh, descendente de coreanos, faz uma rápida participação no final como a vizinha do fotógrafo.
O filme alerta para os perigos de se criar amizade (ou algo mais) por meio de bate-papo na internet. Em suma, um suspense tenso, nem um pouco indigesto, com um horrível título em português. O desfecho é ainda mais doentio e discutível. Tudo fica num meio termo. (Por Felipe Brida)

Título original: Hardy Candy
País/Ano: EUA, 2005
Elenco: Ellen Page, Patrick Wilson, Sandra Oh, Odessa Rae, Gilbert John.
Direção: David Slade
Gênero: Suspense
Duração: 104 min.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá! Me chamo Sabrina, sou de Rio das Ostras e gostaria de fazer um comentário sobre o filme Hard Candy. De fato, muitas coisas estavam sem explicação, como o fato de Hayley não ter conhecido Donna. Ela realmente sabia que Jeff era o assassino de Donna, ou apenas presupôs? A cena da castração foi apenas uma simulação, certo? Espero que possamos trocar figurinhas..rsrs
sabrinapaularj@hotmail.com