domingo, 9 de março de 2008

Resenhas & Críticas

Turistas

Grupo de jovens turistas sofre acidente de ônibus e fica perdido em uma região praiana no Nordeste brasileiro. Unidos, eles adentram em uma mata e se tornam alvos de sádicos torturadores que fazem tráfico de órgãos.
Inteiramente rodada no Brasil (Rio de Janeiro, Bonito e Chapada da Diamantina), esta foi a fita de terror mais discutida pela mídia em 2006/2007. Justamente por mostrar um Brasil deplorável. Vamos aos fatos, ou melhor, às falhas. 1º) Não é um filme que deve ser levado a sério. Para começar, é mais uma fita de terror para adolescentes, com história fraca, cheia de idéias tolas e situação ainda piores. 2º) É uma realização da pior qualidade. Cenografia feia, elenco pobre e direção desastrosa. John Stockwell, o diretor, mostra-se aqui um mal realizador: no início temos o gênero aventura, depois se torna suspense e culmina com terror grosseiro. 3º) Um filme preconceituoso em todos os sentidos. O índio é mostrado como um matador; as mulatas são prostitutas; o motorista que leva os turistas é imprudente e desbocado, além de escarrar e enfiar o dedo no nariz. Enquanto parte da população é extremamente pobre, outros brasileiros são violentos e agressivos, como se fossem bichos do mato. 4º) Tudo é samba, tudo é festa, tudo é bebedeira, tudo é vagabundagem aqui no Brasil. Drogas alucinógenas por todos os lugares.
Passa-se uma imagem controversa do país. Nos créditos iniciais, o mapa e a bandeira do Brasil são estampados na tela, ao som de um samba bem cantado. O argumento para a realização do filme gira em torno dos inúmeros casos de turistas que são assassinados no Brasil. O próprio diretor afirmou, em entrevista, que foi roubado e baleado por garotos de rua no Peru, enquanto rodava seu filme anterior, "Mergulho Radical" (2005). Mas bem que ele poderia ter solicitado um roteiro inteligente, de gênero dramático ou de cunho documentário, sobre roubos a turistas e tráfico de órgãos, não? Difícil entender por que perder tempo e dinheiro fazendo tamanha bobagem. Poucas vezes o Brasil foi retratado pelo cinema norte-americano. E bem este aqui teve grande sucesso lá fora.
O “gore” rola solto. As cenas de tortura e cirurgia são apelativas e causam repúdio. Por falar nisto, o médico torturador é pessimamente interpretado pelo brasileiro Miguel Lunardi, da novela “Página da Vida” e dos filmes “O Outro Lado da Rua”, “Benjamin” e “Jenipapo”. Muitos brasileiros ainda estão no elenco, como o ator Agles Steib (das novelas “Senhora do Destino” e “Paraíso Tropical”), e na equipe de produção, como a prestigiada figurinista Bia Salgado. Mas que papelão, hein? O título original, grafado "Turistas" mesmo, foi também lançados com dois outros títulos nos Estados Unidos: "Paradise Lost" e "Turistas - Holiday of Horror".
Alguns artistas norte-americanos e ingleses, em especial Melissa George (do seriado “Alias”), tentam falar o português, o que acaba soando horrível. Pavoroso e que não merece créditos. Por Felipe Brida

Título original: Turistas
País/Ano: EUA, 2006
Elenco: Josh Duhamel, Melissa George, Olívia Wilde, Desmond Askew, Beau Garrett, Max Brown, Agles Steib, Miguel Lunardi, Andréa Leal, Miguelito Acosta.
Direção: John Stockwell
Gênero: Terror/ Aventura
Duração: 96 min.

Nenhum comentário: