sexta-feira, 21 de março de 2008

Cine Brasil

Wood & Stock – Sexo, Orégano e Rock’n’Roll

Amigos desde o final dos anos 60, na época turbulenta do movimento hippie, Wood e Stock vivem hoje como se estivessem parados no tempo. Nostálgicos, curtem fumar um baseado feito com orégano e escutar rock’n’roll. São desleixados com a casa e com a família e só falam asneiras. Com dificuldades em se adaptarem ao mundo consumista contemporâneo, resolvem, como forma de entretenimento, ressuscitar a velha banda de rock.
Animação escrachada baseada nos quadrinhos do chargista e cartunista Angeli, famoso por seu humor anárquico e urbano. Na fita, muito palavrão, situações constrangedoras e sexo desvirtuado. Os produtores poderiam ter segurado um pouco a barra, assim teriam maior sucesso.
Impossível se identificar com os personagens, nenhum deles agradáveis. Os hippies Wood e Stock não tiram seus óculos escuros por nada, evitam pensar no hoje, fazem críticas ao sistema capitalista e, como escapismo, divertem-se de maneira imoral. Adoram puxar um fumo à base de orégano e ouvir bandas de rock dos anos 70. E para completar o quadro temos Rê Bordosa, hippie sem neurônios e que passa a maior parte do tempo atrás de sexo e resmungando. Todos vagabundos e politicamente incorretos.
A idéia de transformar as histórias em quadrinho em filme soava interessante. O próprio Angeli produziu a animação e ajudou no roteiro. Porém, resulta mediano. A falta de um enredo empolgante é substituída pela enxurrada de obscenidades.
Nem todos poderão gostar do estilo simplista do diretor Otto Guerra. Neste aspecto, aprovei. Ele conseguiu transpor de forma interessante um HQ para película. O que assistimos são histórias em quadrinhos com poucos movimentos, característica que admiro em Guerra desde seus curtas-metragens “Treiler – A Última Tentativa” (1986), “Novela” (1992) e “Rocky & Hudson – Os Cowboys Gays” (1994). Cada personagem mexe levemente os olhos e a boca, com corpo estático.
Outro acerto foram as vozes emprestadas por Sepé Tiaraju de Los Santos (Stock) – o melhor deles; José Vitor Castiel (Wood) e Rita Lee (Rê Bordosa), que garantem algumas risadas. Tem até Tom Zé imitando Raul Seixas.
Vencedor de três prêmios no Cine PE – Festival de Pernambuco e um prêmio especial no Festival de Cuiabá. De qualquer jeito esta animação ficará restrita aos fãs de Angeli, aos adoradores de rock e àqueles que curtem cinema alternativo. Disponível em DVD. Por Felipe Brida

Título original: Wood & Stock – Sexo, Orégano e Rock’n’Roll
País/Ano: BRA, 2006
Elenco: Vozes de Sepé Tiaraju de Los Santos, José Vitor Castiel, Júlio Andrade, Rita Lee, Janaína Kremer, Michele Frantz, Lobão, Tom Zé, Felipe Mônaco, Geórgia Reck.
Direção: Otto Guerra
Gênero: Animação
Duração: 81 min.

Nenhum comentário: