segunda-feira, 10 de março de 2008

Resenhas & Críticas

Alpha Dog

Traficante de drogas em Los Angeles, Johnny Truelove (Emile Hirsch) leva uma vida isolada com poucos amigos. Por causa de uma dívida, seqüestra o jovem Zack (Anton Yelchin), irmão mais novo do devedor, Jake (Ben Foster). Truelove mantém Zack sob seu domínio, como garantia para receber o dinheiro. Longe de casa, o garoto torna-se grande amigo dos aliados de Truelove, inclusive do neurótico Frankie (Justin Timberlake).
Retrato amargo e cru sobre a juventude desregrada no mundo contemporâneo. Um filme com temática difícil, por vezes indigesta, sobre adolescentes sucumbindo às drogas e vivendo de maneira transviada. Jovens estes que se entregam facilmente à violência e são capazes de tudo para conquistar seus objetivos a fim de ganhar notoriedade no mundo do tráfico. Neste pesado e difícil drama dirigido pelo talentoso diretor Nick Cassavetes (filho do ator e ex-diretor John Cassavetes, já falecido, e da atriz Gena Rowlands), foca-se a problemática na classe média, quebrando a já velha idéia de que só os pobres propagam a violência e o tráfico de entorpecentes.
Ainda cruzam a história tribos urbanas, como emos e neonazistas, o que aponta o agrupamento de pessoas diferentes na sociedade atual. Para o final, na seqüência das rochas, resta uma chocante conclusão, que pode provocar comoção no público.
E o elenco está na medida certa. Emile Hirsch, de “Os Reis de Dogtown”, confirma ser um bom ator (um dos melhores de sua geração). O cantor pop e dançarino Justin Timberlake, ex-N’Sync, surpreende, e mostra que não só de música poderá sobreviver; tanto que recebeu uma indicação ao MTV Movie Awards de melhor revelação do ano. Em um papel contido e menor, Bruce Willis interpreta o pai do traficante Truelove. Sharon Stone é a mãe sofrida dos irmãos Zack e Jake, respectivamente o seqüestrado e o devedor. Reparem no final, quando Sharon está gorda, cheia de enchimento, irreconhecível.
O filme causou impacto no encerramento do Festival de Sundance e teve bilheteria acima do esperado (no Brasil, na estréia nos cinemas, em maio do ano passado, ficou em terceiro lugar no ranking, só abaixo de “Homem Aranha 3” e “Um Crime de Mestre”). Assisti duas vezes, fiquei chocado em ambas. E me guardo para uma terceira oportunidade. Uma boa fita, com história atual e polêmica, que deve ser vista, em especial pelos jovens entre 15 e 20 anos. Não perca. Por Felipe Brida

Título original: Alpha Dog
País/Ano: EUA, 2006
Elenco: Emile Hirsch, Bruce Willis, Justin Timberlake, Anton Yelchin, Ben Foster, Shawn Hatosy, Fernando Vargas, Harry Dean Stanton, Sharon Stone, Dominique Swain, Lukas Haas.
Direção: Nick Cassavetes
Gênero: Drama
Duração: 117 min.

Nenhum comentário: