quinta-feira, 20 de março de 2008

Cine Lançamento

O Reino

Um ataque-bomba mata mais de 100 pessoas em uma petrolífera em Riad, Arábia Saudita. Dentre os mortos e feridos estão norte-americanos e outros povos ocidentais. Encarregado de investigar o crime e punir os culpados, o agente especial do FBI Ronald Fleury (Jamie Foxx) reúne sua equipe e viaja até o local do bombardeio. Antes de iniciar o trabalho de investigação, Fleury terá de se aproximar dos sauditas e mostrar a intenção de sua hospedagem ao país.
Alguns poderão achar um filme eficiente, violento e de intensa ação. De fato é. Um prato cheio aos fãs de barulho, perseguições e explosões de carro. Chega até a tirar o fôlego. No entanto, é uma fita pretensiosa. A alegórica idéia de intervenção dos Estados Unidos na Arábia dá a sensação de que o diretor Peter Berg (que faz uma ponta como um agente do FBI) deixa em destaque o apoio à guerra do Iraque. Totalmente parcial, aqui (como sempre) os agentes especiais são os salvadores da pátria. Os árabes formam um povo violento, hostil, sanguinário. O que sabemos de olhos fechados é que não existem bons e maus; cada um tem o seu interesse particular e, para conquistá-lo, utiliza as armas que pode.
Amarrado a uma trama complexa, cheia de absurdos e com elenco regular, até certo ponto do filme acreditei que os Estados Unidos estariam colaborando para desvendar os ataques e, assim, ajudar a Arábia, encontrando os terroristas. Era uma nova visão de união de forças transposta para um filme, e cheguei a ficar entusiasmado. Só que bruscamente dá uma guinada e muda o foco, culminando em um tiroteio sem fim. Perde-se a linha e ficamos diante do americanismo barato e de uma suposta guerra interminável.
Em suma, a fita é ação pura e deverá agradar aos fãs do gênero. Por outro lado, a intenção não é das melhores. Produzido pelo especialista em filmes de ação Michael Mann (diretor de “Miami Vice”, “Fogo Contra Fogo” e “Colateral”), passou despercebido no Brasil e agora chega direto em DVD. Por Felipe Brida

Título original: The Kingdom
País/Ano: EUA, 2007
Elenco: Jamie Foxx, Jennifer Garner, Chris Cooper, Jason Bateman, Ashraf Barhom, Jeremy Piven, Richard Jenkins, Francis Fisher, Danny Huston, Ali Suliman.
Direção: Peter Berg
Gênero: Ação
Duração: 110 min.

Nenhum comentário: