terça-feira, 24 de junho de 2025

Especial de cinema

 
Festival ‘In-Edit Brasil’ continua online até dia 26
 
A 17ª edição do ‘In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical’, realizado entre os dias 11 e 22/06, em São Paulo, continua com sua programação online e gratuita até quinta-feira, dia 26. São 22 títulos disponíveis, dentre curtas, médias e longas-metragens, nacionais e internacionais, disponíveis nas plataformas de streaming Sesc Digital, Itaú Cultural Play e SPCine Play. Confira a lista dos filmes em https://br.in-edit.org/programacao-online/
O ‘In-Edit’ já está no rol dos grandes festivais de cinema do Brasil e conta com patrocínios do Itaú, Prefeitura de São Paulo, SPcine, Colombo Agroindústria e Caravelas, e parceria com dezenas de institutos culturais, como Goethe Institut e Cinemateca Brasileira. É uma realização do Ministério da Cultura, In Brasil Cultural, Sesc e Governo do Estado de São Paulo. Paralelamente ocorrem edições do In-Edit em cinco países - Espanha, Chile, Países Baixos, Grécia e México. Conheça mais sobre o Festival In-Edit Brasil no instagram https://www.instagram.com/ineditbrasil/ e no site oficial https://br.in-edit.org
 


Filmes assistidos e indicados por mim - parte 4
 
Os Afro-sambas: O Brasil de Baden e Vinicius (Brasil, 2024 – 93 minutos)
 
Um dos melhores documentários musicais do festival ‘In-Edit 2025’, de Emílio Domingos, que presta uma grandiosa e merecida homenagem a dois dos maiores músicos do Brasil, Baden Powell e Vinicius de Moraes. O filme adentra a sólida parceria entre os dois cantores e compositores surgida a partir de 1966, quando lançaram um disco revolucionário, ‘Os Afro-sambas de Baden e Vinicius’, que abriria uma nova modalidade de música no gênero do samba. Os afro-sambas inovavam com elementos de coro, canto gregoriano, candomblé e outros ritmos africanos. O filme mostra o processo de criação dos dois em torno do disco e a forte amizade que ali nascia. Por mais que o samba tenha raiz africana, os afro-sambas não eram apenas uma expressão redundante, e sim intensificava os elementos afro no samba de Baden e Vinicius – seus afro-sambas exploravam novos temas e recorriam a instrumentos de percussão comuns nos terreiros, como agogô, afoxé, atabaque e bongô, misturados incrivelmente com sax, flauta, violão, baixo e bateria. Filmado entre Salvador e o Rio de Janeiro, reúne um vasto material de arquivo, como fotos e entrevistas da dupla – com destaque a Baden, e depoimentos exclusivos de Maria Bethânia, Dori Caymmi, Cynara (do Quarteto em Cy), Marcos Valle, Jards Macalé, Roberto Menescal e Nelson Motta. Há momentos bem bonitos no doc, como os entrevistados escolhendo uma faixa do disco ‘Os Afro-sambas’ para ouvir e comentar, e a reunião em uma mesa dos filhos de Baden e de Vinicius para lembrar a parceria dos dois amigos. Exibido no Festival do Rio, o filme integrou a Competição Nacional do festival In-edit 2025. Estreou hoje no streaming, na Max e HBO.
 


Regional Beat: Uma antena parabólica fincada na terra vermelha (Brasil, 2024 – 62 minutos)
 
Documentário independente rodado na cidade de França (SP), escrito e dirigido pelo MC, trompetista e produtor cultural Matuto S.A., natural daquela cidade, responsável por ter criado uma nova vertente no cenário musical brasileiro, o ‘Regional Beat’. Inquieto quanto aos sons produzidos no interior, que reúnem as tradições populares, Matuto misturou rap e Hip Hop com viola caipira e jogos de rima na cidade onde nasceu que é considerada o berço de duplas sertanejas famosas. A inspiração para o ‘Regional Beat’, segundo Matuto, vem no movimento de contracultura pernambucano Manguebeat, idealizado por Chico Science nos anos 90, juntando novos instrumentos e vozes típicas do interior de São Paulo e levando o estilo para shows em diversos lugares do país. No doc vemos que o Regional Beat não fica restrito à música, sendo que o estilo passa pela moda e comportamento. Conta com depoimentos de músicos regionais, MCs, beatmakers e estudiosos de música, além de participação de Renato Teixeira e Criolo. Integrou a programação do ‘Brasil.doc’ do festival In-Edit 2025. Disponível gratuitamente na plataforma Itaú Cultural Play até o dia 26/06.
 

 
Concerto de quintal (Brasil, 2025 – 80 minutos)
 
Dirigido por Juraci Júnior, o documentário traz um tema pouco repercutido, a música realizada na capital de Rondônia, Porto Velho, que reúne uma infinidade de sons típicos da cultura popular. Com instrumentos de madeira, recitação de poesia e agrupamento em rodas de samba nos fundos de quintais das casas, nascia há mais de meio século um estilo próprio de Porto Velho, o ‘Concerto de quintal’, produzida por amigos num ambiente familiar. Uma das características dos concertos é a música ribeirinha com improviso de outros materiais para se criar som, como vasos de cerâmica e baldes. Muitos dos quintais ficavam juntos à mata fechada e próximos aos rios – a região faz parte da floresta amazônica, aproveitando-se então barulhos da natureza para serem incorporados aos concertos. Quem conduz a história é um artista local, Silvinho Santos, que mostra o acervo, deixado pelo pai, de fitas K7 com gravações dessas antigas músicas regionais. O filme mostra a importância dos quintais onde a arte musical se perpetuava, e acompanha as novas gerações homenageando os ‘concertos de quintais’. Esteve na programação do ‘Brasil.doc’ do festival In-Edit 2025. Disponível gratuitamente na plataforma Itaú Cultural Play até o dia 26/06.

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