Festival ‘In-Edit
Brasil’ continua online até dia 26
A 17ª edição do ‘In-Edit
Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical’, realizado entre os
dias 11 e 22/06, em São Paulo, continua com sua programação online e gratuita
até quinta-feira, dia 26. São 22 títulos disponíveis, dentre curtas, médias e
longas-metragens, nacionais e internacionais, disponíveis nas plataformas de
streaming Sesc Digital, Itaú Cultural Play e SPCine Play. Confira a lista dos
filmes em https://br.in-edit.org/programacao-online/
O ‘In-Edit’ já está no
rol dos grandes festivais de cinema do Brasil e conta com patrocínios do Itaú,
Prefeitura de São Paulo, SPcine, Colombo Agroindústria e Caravelas, e parceria
com dezenas de institutos culturais, como Goethe Institut e Cinemateca Brasileira.
É uma realização do Ministério da Cultura, In Brasil Cultural, Sesc e Governo
do Estado de São Paulo. Paralelamente ocorrem edições do In-Edit em cinco
países - Espanha, Chile, Países Baixos, Grécia e México. Conheça mais sobre o
Festival In-Edit Brasil no instagram https://www.instagram.com/ineditbrasil/ e no site oficial https://br.in-edit.org
Filmes assistidos e
indicados por mim - parte 4
Os Afro-sambas: O
Brasil de Baden e Vinicius
(Brasil, 2024 – 93 minutos)
Um dos melhores
documentários musicais do festival ‘In-Edit 2025’, de Emílio Domingos, que
presta uma grandiosa e merecida homenagem a dois dos maiores músicos do Brasil,
Baden Powell e Vinicius de Moraes. O filme adentra a sólida parceria entre os
dois cantores e compositores surgida a partir de 1966, quando lançaram um disco
revolucionário, ‘Os Afro-sambas de Baden e Vinicius’, que abriria uma nova
modalidade de música no gênero do samba. Os afro-sambas inovavam com elementos
de coro, canto gregoriano, candomblé e outros ritmos africanos. O filme mostra o
processo de criação dos dois em torno do disco e a forte amizade que ali nascia.
Por mais que o samba tenha raiz africana, os afro-sambas não eram apenas uma
expressão redundante, e sim intensificava os elementos afro no samba de Baden e
Vinicius – seus afro-sambas exploravam novos temas e recorriam a instrumentos
de percussão comuns nos terreiros, como agogô, afoxé, atabaque e bongô,
misturados incrivelmente com sax, flauta, violão, baixo e bateria. Filmado
entre Salvador e o Rio de Janeiro, reúne um vasto material de arquivo, como
fotos e entrevistas da dupla – com destaque a Baden, e depoimentos exclusivos
de Maria Bethânia, Dori Caymmi, Cynara (do Quarteto em Cy), Marcos Valle, Jards
Macalé, Roberto Menescal e Nelson Motta. Há momentos bem bonitos no doc, como
os entrevistados escolhendo uma faixa do disco ‘Os Afro-sambas’ para ouvir e
comentar, e a reunião em uma mesa dos filhos de Baden e de Vinicius para
lembrar a parceria dos dois amigos. Exibido no Festival do Rio, o filme integrou
a Competição Nacional do festival In-edit 2025. Estreou hoje no streaming, na
Max e HBO.
Regional Beat: Uma antena
parabólica fincada na terra vermelha (Brasil,
2024 – 62 minutos)
Documentário independente
rodado na cidade de França (SP), escrito e dirigido pelo MC, trompetista e
produtor cultural Matuto S.A., natural daquela cidade, responsável por ter
criado uma nova vertente no cenário musical brasileiro, o ‘Regional Beat’. Inquieto
quanto aos sons produzidos no interior, que reúnem as tradições populares, Matuto
misturou rap e Hip Hop com viola caipira e jogos de rima na cidade onde nasceu
que é considerada o berço de duplas sertanejas famosas. A inspiração para o ‘Regional
Beat’, segundo Matuto, vem no movimento de contracultura pernambucano
Manguebeat, idealizado por Chico Science nos anos 90, juntando novos instrumentos
e vozes típicas do interior de São Paulo e levando o estilo para shows em
diversos lugares do país. No doc vemos que o Regional Beat não fica restrito à
música, sendo que o estilo passa pela moda e comportamento. Conta com depoimentos
de músicos regionais, MCs, beatmakers e estudiosos de música, além de
participação de Renato Teixeira e Criolo. Integrou a programação do ‘Brasil.doc’
do festival In-Edit 2025. Disponível gratuitamente na plataforma Itaú Cultural
Play até o dia 26/06.
Concerto de quintal (Brasil, 2025 – 80 minutos)
Dirigido por Juraci
Júnior, o documentário traz um tema pouco repercutido, a música realizada na
capital de Rondônia, Porto Velho, que reúne uma infinidade de sons típicos da cultura
popular. Com instrumentos de madeira, recitação de poesia e agrupamento em rodas
de samba nos fundos de quintais das casas, nascia há mais de meio século um
estilo próprio de Porto Velho, o ‘Concerto de quintal’, produzida por amigos
num ambiente familiar. Uma das características dos concertos é a música
ribeirinha com improviso de outros materiais para se criar som, como vasos de cerâmica
e baldes. Muitos dos quintais ficavam juntos à mata fechada e próximos aos rios
– a região faz parte da floresta amazônica, aproveitando-se então barulhos da natureza
para serem incorporados aos concertos. Quem conduz a história é um artista
local, Silvinho Santos, que mostra o acervo, deixado pelo pai, de fitas K7 com
gravações dessas antigas músicas regionais. O filme mostra a importância dos
quintais onde a arte musical se perpetuava, e acompanha as novas gerações
homenageando os ‘concertos de quintais’. Esteve na programação do ‘Brasil.doc’
do festival In-Edit 2025. Disponível gratuitamente na plataforma Itaú Cultural
Play até o dia 26/06.
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