terça-feira, 4 de março de 2008

Cine Brasil

Cinema Aspirinas e Urubus

Em 1942, dois homens de origem diferente se encontram no sertão paraibano. O alemão Johann (Peter Ketnath) está foragido da Segunda Guerra Mundial e percorre o interior do país vendendo aspirinas em um caminhão. Ranulpho (João Miguel) é um sertanejo pobre que passa a auxiliar Johann. Em meio à aridez dos lugares mais remotos do Nordeste, a dupla ganha a vida exibindo pequenos vídeos sobre aspirina, medicamento considerado milagroso. Entre o alemão e o sertanejo nasce uma forte amizade.
Um road-movie interessante e original rodado inteiramente em locações naturais, no sertão da Paraíba. Premiado em festivais brasileiros, e inclusive chegou a ser pré-selecionado para o Oscar 2007, mas ficou fora da lista dos cinco finalistas para o prêmio de melhor filme estrangeiro, o drama trata a questão da alteridade (relação com o outro) por meio dos estreitos laços entre dois homens de cultura, valores e comportamento distintos. Homens estes idealizadores que alimentam os sonhos de uma população pobre e sem perspectivas. No fundo captamos um choque cultural sem atritos entre os personagens centrais. As paisagens áridas e tácitas, além de preencherem o vazio interior do alemão e do sertanejo, provocam o clima de abandono social.
Nascido em Pernambuco, o diretor estreante, o competente Marcelo Gomes, roteirista de Madame Satã (2002), explora a busca e a valorização da identidade cultural do país. E nada mais indicado do que traçar tal parâmetro pela região Nordeste do Brasil.
O filme é inspirado nos relatos de viagem do tio-avô do diretor, Ranulpho Gomes, que, na Segunda Guerra, vendia aspirinas pelo sertão afora.
A história me envolveu o tempo todo. Os atores centrais são bons e carismáticos, em especial João Miguel. Ao longo da fita o público vai entendendo o significado do estranho título. Desconhecido pelos brasileiros, o drama é uma indicação de primeira linha. Ainda há tempo de ser descoberto e apreciado.

Curiosidades: O ator Peter Ketnath é alemão e atualmente mora em Berlim. Em sua estada no Brasil, morou por alguns meses na Bahia, aprendeu a falar português, gravou o filme Cinema Aspirinas e Urubus e participou em 16 capítulos da novela “Pé na Jaca” (2006). Em sua terra natal, faz filmes e seriados. (Por Felipe Brida)

Título original: Cinema Aspirinas e Urubus
País/Ano: Brasil, 2005
Elenco: Peter Ketnath, João Miguel, Daniela Câmara, Verônica Cavalcanti, Paula Francinete, Hermila Guedes.
Direção: Marcelo Gomes
Gênero: Drama
Duração: 99 min.

Nenhum comentário: