quinta-feira, 20 de março de 2008

Cine Lançamento

Stardust - O Mistério da Estrela

Tristan (Charlie Cox) sai em busca de uma estrela cadente para conquistar o amor de Victoria (Sienna Miller). Na jornada, em uma terra distante e cercada de mistérios, o jovem irá enfrentar perigosos rivais que também querem a estrela, como a feiticeira Lamia (Michelle Pfeiffer) e os quatro filhos do rei de Stormhold (Peter O’Toole). Mas a estrela transforma-se em uma bela garota, Yvaine (Claire Danes), que acaba se apaixonando por Tristan. Juntos, terão de fugir das inúmeras armadilhas preparadas pelos vilões.
Deliciosa fantasia cuja bilheteria fracassou nos Estados Unidos, onde arrecadou pouco mais de 39 milhões de dólares, e passou despercebido no Brasil. A reunião de figuras míticas e criaturas em um enredo que mistura histórias paralelas tornam ainda mais interessante a fita de aventura. De um lado, a disputa de poder entre os filhos do rei, e de outro, muita magia, bode que vira gente, fantasmas, unicórnios e piratas. Portanto, um conto de fadas não apenas para crianças. Há seqüências assustadoras, ajudadas pela competente maquiagem, em destaque aquela que transforma Pfeiffer em uma bruxa caquética e truculenta. Violência moderada e interessantes efeitos visuais e direção de arte, como, por exemplo, a engenhoca voadora dos piratas, uma mistura de navio acoplado em um zepelim! Estranhamente foi esquecido pelo Oscar. A Academia resolveu indicar o inferior “A Bússola de Ouro”, que, em certos pontos, assemelha-se com Stardust (o clima e os personagens típicos de conto de fadas).
O ator Robert De Niro interpreta o líder dos piratas, capitão Shakespeare, e aparece só uma hora depois do filme. A participação é pequena, porém reserva surpresa em uma seqüência ridícula e esculachada. A narração fica por conta de Ian McKellen.
Desconhecia a história em quadrinhos “Stardust”, do inglês Neil Gaiman, e acredito que poucos brasileiros tiveram acesso às edições, criadas nos anos 90. Nunca “pegou” aqui, e o mesmo desprezo aconteceu com o filme.
Agora em DVD, lançado recentemente, pode ser que seja reconhecido pelo público. Um filme que não faz feio, de ritmo ágil e cheio de aventuras. Nem a longa duração me incomodou; estava tão empolgado que queria mais. Vale conhecer. Por Felipe Brida

Título original: Stardust
País/Ano: ING/ EUA, 2007
Elenco: Claire Danes, Michelle Pfeiffer, Charlie Cox, Jason Flemyng, Robert De Niro, Sienna Miller, Nathaniel Parker, Rupert Everett, Peter O’Toole.
Direção: Matthew Vaughn
Gênero: Aventura
Duração: 127 min.

Nenhum comentário: