sexta-feira, 12 de abril de 2019

Resenhas Especiais



Star Trek

Na primeira missão da U.S.S. Enterprise, os rivais Spock (Zachary Quinto) e Kirk (Chris Pine) lideram uma equipe para destruir Nero (Eric Bana), um romulano vingativo que vem do futuro para exterminar tudo o que vê pela frente. Uma batalha cósmica irá emergir no espaço.

Mesmo quem não é fã de séries já deve ter ouvido falar de “Jornada nas estrelas” (ou, no original, “Star Trek”). O seriado clássico estreou em 1966 e teve três temporadas, até 1969, reunindo figuras emblemáticas, como Spock (com suas orelhas pontiagudas) e Tenente Kirk, líderes de uma espaçonave que se aventurava pelo espaço. Fez tanto sucesso que reprisou milhares de vezes na TV aberta, deu origem a uma franquia para cinema, com 13 filmes até agora, e desdobramentos da série, como a mais conhecida, “A nova geração”, realizada entre 1987 e 1994.
Adorador do seriado, o produtor, diretor e roteirista J. J. Abrams explicou o início da saga nesta deslumbrante “space opera” que custou caro (U$ 150 milhões) e reunia um elenco magistral - Zachary Quinto, Chris Pine, Zoë Saldana, Karl Urban, John Cho, o falecido Anton Yelchin, Simon Pegg, Eric Bana, Ben Cross, Winona Ryder, Bruce Greenwood e Chris Hemsworth. Com classe e criatividade de sobra, deu vida à primeira missão intergaláctica da nave Enterprise, homenageando o cinema de ficção científica com propriedade. Ele faz uma aventura romântica pelo cosmos, cheio de batalhas (recriadas com efeitos visuais dignos), com foco no drama, na relação turbulenta entre Kirk e Spock, ainda jovens, que de inimigos se tornaram leais parceiros.


Ganhou o Oscar de melhor maquiagem (indicado ainda nas categorias de edição de som, mixagem de som e efeitos visuais), obteve uma bilheteria regular, de quase U$ 400 milhões, animou uma nova legião de trekkers e teve a façanha de puxar o público da velha guarda que curtia a série clássica para este empolgante blockbuster de mil qualidades técnicas.
A mão segura de J. J. Abrams garantiu o desempenho glorioso do filme – foi seu segundo trabalho como diretor, três anos depois de “Missão: Impossível 3” (2006), e quatro anos mais tarde dirigiria a nova aventura de Star Trek, “Além da escuridão” (2013), incrivelmente superior a este! E olha a ironia do destino, o cineasta assumiria a direção da franquia “rival”, “Star Wars”, no estupendo capítulo VII, “O despertar da força” (2015).
Abra sua mente e permita-se viajar pelo espaço, a fronteira final...

Star Trek (Idem). EUA/Alemanha, 2009, 126 min. Ação/Ficção científica. Colorido. Dirigido por J.J. Abrams. Distribuição: Paramount Pictures


Além da escuridão: Star Trek

* Reedição

Em nova viagem, a tripulação da Enterprise se depara com um inimigo ameaçador em um planeta primitivo. Spock (Zachary Quinto) e o comandante Kirk (Chris Pine) iniciam a missão para destruir um vulcão nesse local desconhecido. Ao mesmo tempo, um renegado da Frota Estelar, de nome John Harrison (Benedict Cumberbatch), promete acabar com uma cidade no planeta Terra. Os integrantes da Enterprise terão pouco tempo para armar estratégias para barrar o mal no império Klingon.

O sempre criativo diretor J.J. Abrams, de “Missão impossível III” e “Super 8”, retorna em forma e em peso com o melhor blockbuster do ano de 2013, o incrível “Além da escuridão: Star Trek”, continuação de “Star Trek”, que dirigiu em 2009 e remonta a juventude dos integrantes da espaçonave Enterprise. De tirar o fôlego, a fita de ficção científica/ação começa com um embrulho ultrasensorial, em um planeta primitivo, habitado por seres aborígenes, cuja fotografia da sequência é de tirar o chapéu. Daí por diante a história vai numa crescente meteórica, repleta de efeitos visuais de estremecer a mente e fazer vibrar os menos interessados no gênero.


Este é o 12º filme da franquia de “Jornada nas estrelas” para o cinema, e o segundo da nova fase - nestes dois últimos a produção no Brasil manteve apenas, em português, o título original, “Star Trek”. Como já disse, conta a trajetória dos membros da Enterprise em missões secretas dentro e fora do império Klingon, enfrentando inimigos invisíveis e homens ameaçadores. Um dos lances brilhantes dessa investida aventura gira em volta do personagem John Harrison, um renegado misterioso (o vilão da trama), que logo revelará sua identidade chocante (para os fãs de Star Trek, um deleite de nota máxima).
Com visual caprichado de um futuro incerto, “Além da escuridão: Star Trek” (repare que inverteram no Brasil o título com o subtítulo!) virou sensação na bilheteria (uma das maiores do ano) e aproximou curiosos da geração 2000-2010. Não é para menos: é um blockbuster digno de palmas e comentários positivos. Não deixe de assistir e voltar a experimentar as aventuras de Spock, Kirk, Chekov e os membros da Frota Estelar.

Além da escuridão: Star Trek (Star Trek Into Darkness). EUA, 2013, 132 min. Ação/Ficção científica. Colorido. Dirigido por J.J. Abrams. Distribuição: Paramount Pictures

Nenhum comentário: