domingo, 21 de abril de 2019

Nota do Blogueiro


Literatura e Cinema

"Na manhã seguinte ao sonho erótico, Billy decidiu voltar ao trabalho no consultório do centro comercial. Como sempre, os negócios iam de vento em popa. Seus assistentes estavam dando conta do serviço com louvor. Levaram um susto quando ele apareceu. Barbara tinha comentado que talvez o pai nunca mais voltasse à ativa. Mas Billy entrou sem delongas na sala de exames  e pediu que lhe mandassem o primeiro paciente. Então, mandaram um paciente - um menino de 12 anos acompanhado pela mãe viúva. Eram desconhecidos, recém-chegados à cidade. Billy fez algumas perguntas particulares e ficou sabendo que o pai do menino tinha sido morto no Vietnã, na famosa batalha de cinco dias pela Colina 875, perto de Dak To. É assim mesmo".

Trecho de "Matadouro Cinco - ou A cruzada das crianças" (1969), de Kurt Vonnegut, que acaba de ganhar este mês uma bonita edição comemorativa de 50 anos, com capa dura, pela editora Intrínseca (288 páginas, tradução de Daniel Pellizzari). Influenciado pela Contracultura e pelo Movimento Psicodélico dos anos 60, este clássico da literatura moderna conta a fantasiosa trajetória de Billy Pilgrim, um americano que podia viajar no tempo e no espaço, onde passeou por diversos momentos da História do Mundo e foi abduzido por alienígenas.
Imaginativo, sarcástico e filosófico, o livro de maior importância na carreira de Kurt Vonnegut mistura ficção científica, humor ácido e traços autobiográficos, e até hoje é considerada uma das maiores obras antimilitaristas já escritas.
Três anos depois da publicação, em 1972, ganhou versão para o cinema, de mesmo título. A excelente produção norte-americana dirigida por George Roy Hill ganhou o Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes e foi indicada ao Globo de Ouro.
O livro já encontra-se à venda. Obrigado, equipe da Intrínseca, pelo envio do exemplar.




Nenhum comentário: