sábado, 6 de abril de 2019

Resenhas Especiais


Dois bons títulos da A2 Filmes em DVD! "Um dia perfeito" (2015) e "Belos sonhos" (2016)


Um dia perfeito

Um grupo de voluntários da Assistência Sem Fronteiras trabalha dia e noite em prol de uma comunidade remota nos Balcãs, em 1995. Certo dia, Mambrú (Benicio Del Toro), B (Tim Robbins), Sophie (Mélanie Thierry) e Damir (Fedja Stukan) saem desesperadamente em busca de uma corda para retirar um homem morto de dentro de um poço que abastece água para a população. Eles têm apenas 12 horas antes que a água fique contaminada. Só que a missão não será nada fácil, em uma região dominada pela guerra, por forças militares e ainda por grupos que têm outros interesses em vista.

Aplaudido no Festival de Cannes, onde foi apenas exibido, “Um dia perfeito” é um ótimo filme escrito e dirigido pelo espanhol Fernando León de Aranoa, de “Segunda-feira ao sol” (2002) e do recente “Escobar: A traição” (2017), que saiu em DVD pela Focus. Bem inusitado, misturando aventura, drama e comédia, tem um ponto de partida semelhante a fitas iranianas (de uma história só, mas que assume reviravoltas engenhosas), cheio de diálogos afiados e um elenco de alta qualidade, composto por nomes de várias nacionalidades, a destacar as atuações de Benicio Del Toro, Tim Robbins (engraçadíssimo), e da dupla feminina, Mélanie Thierry e Olga Kurylenko (que aparece mais para a metade). Eles compõem um grupo da Assistência Sem Fronteiras, que atuam numa região de risco nos Balcãs. Acolhem um garoto perdida na zona de guerra e seguem uma jornada interminável para encontrar a tal corda (um objeto aparentemente simples, mas que vai dar uma dor de cabeça danada a eles). A cada passo dado, o grupo se vê envolvido num complicado jogo político.


Assisti pela primeira vez em 2015, creditei como uma das fitas mais originais daquele ano, e revi semana passada, tendo a mesma sensação. É incrível e vale cada momento! Destaque também para a trilha sonora de rock, que vai de Ramones a Marilyn Manson! Nota 10.

Um dia perfeito (A perfect day). Espanha, 2016, 105 minutos. Comédia/Drama. Colorido. Dirigido por Fernando León de Aranoa. Distribuição: Focus Filmes




Belos sonhos

A vida de Massimo, dos nove aos 40 anos. Quando garoto, teve uma infância abalada pela morte repentina da mãe, e mesmo diante da situação tentava ter belos sonhos. Na década de 90, já adulto, torna-se jornalista, época em que vai cobrir a Guerra de Sarajevo. Retorna de lá com ataques de pânico, sempre revivendo um passado de traumas.

Trabalho autoral mais recente do cineasta italiano Marco Bellocchio (1939-), que abriu a 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2016. O diretor e roteirista foi o grande homenageado da edição, que teve uma retrospectiva com seus principais filmes, dentre eles sua obra-prima, “De punhos cerrados” (1965). Naquele ano assisti ao filme na noite de abertura e em seguida entrevistei Bellocchio, um homem calmo, inteligente e carismático.
“Belos sonhos” é baseado no romance de Massimo Gramellini e inspirado em fatos verídicos. Um filme simples na forma, que carrega uma história singela em torno do olhar da criança sobre a perda, fazendo um paralelo com a vida adulta do mesmo personagem, um jornalista cheio de conflitos internos por causa do passado. Como de costume, Bellocchio faz um novelão, tristonho, com toques biográficos e uma infinidade de situações cotidianas. Por isto é bem longo, tem 131 minutos.
Indicado a prêmios menores, como o David di Donatello, tem uma fotografia de época bem escura, um ritmo lento e participação da atriz argentina indicada ao Oscar Bérénice Bejo. Interessou? Eu gostei e indico àqueles que apreciam cinema de arte europeu.

Belos sonhos (Fai bei sogni). Itália/França, 2016, 131 min. Drama. Colorido. Dirigido por Marco Bellocchio. Distribuição: Mares Filmes

Nenhum comentário: