terça-feira, 16 de abril de 2019

Cine Lançamento



Bumblebee

O planeta dos Transformers, Cybertron, vira palco de uma estrondosa batalha entre os Autobots e os Decepticons, façcões rivais que habitam o local. Optimus Prime, líder dos robôs do bem, envia Bumblebee para um lugar desconhecido chamado “Planeta Terra”, para que encontre refúgio. Ele se transforma num Fusca amarelo, e pelos danos em suas peças, é abandonado num ferro-velho. Tempos depois Bumblebee é descoberto pela garota Charlie (Hailee Steinfeld), que fica amigo de dela e inicia uma longa jornada para salvar os robôs de Cybertron e fugir dos perigosos Decepticons.

Spin-off da franquia de sucesso “Transformers”, a divertida, nostálgica e agradável fita de aventura de enorme bilheteria do ano passado chega esta semana em DVD e Bluray pela Paramount Pictures, para alegria dos fãs. Adorei o resultado nos cinemas e anteontem revi vibrando!
Os produtores Michael Bay e Steven Spielberg acertaram mais uma vez. “Bumblebee” é a saga de um dos personagens mais queridos do universo Transformers (ele já apareceu na série de animação nos anos 80 e depois nas versões para cinema, a partir dos anos 2000). Ele é um robô amarelo, tenente auxiliar de Optimus Prime, o líder dos Autobots, com a missão de vir montar uma base na Terra, que logo será a morada deles. Em Cybertron travou-se uma guerra épica dos Autobots contra a poderosa facção do mal, os Decepticons. Como um meteoro, Bee cai numa cidade da Califórnia, disfarça-se de Fusca e é guinchado para um ferro-velho, onde é levado para casa por uma garota que gosta de consertar carros (papel de Hailee Steinfeld, boa atriz, cheia de energia, já indicada ao Oscar pela irregular refilmagem de “Bravura indômita”, de 2010). Nasce entre os dois uma amizade inusitada, porém verdadeira, de um robô sensível com uma jovem rebelde. Ela tem de escondê-lo da família, mas será por pouco tempo, pois os Decepticons, auxiliados por um agente policial (John Cena, em segundo plano devido à presença marcante de Bee e Hailee) pretendem capturar o robô foragido.


Com menos ação que os outros Transformers, este investe mais num clima de romance, na amizade, amenizando aquela barulheira infernal que presenciamos nos quatro filmes anteriores. É uma homenagem alegre aos blockbusters de Spielberg dos anos 80 (como “ET – O Extraterrestre), que detinha altas doses de magia/fantasia. Colocaram inclusive uma trilha sonora adequada da época, com canções pop marcantes de Duran Duran, Jon Bon Jovi, The Smiths, Rick Astley, A-Ha, Oingo Boingo e Tears for Fears. Ou seja, o público acima de 30 anos vai embarcar legal no filme.
O diretor desta façanha inteligente é Travis Knight, indicado a dois Oscars, pelas animações “Os Boxtrolls” (2014, que ele produziu) e por “Kubo e as cordas mágicas” (2016, que dirigiu). Um cara jovem que acertou em cheio num prazeroso entretenimento para a família inteira assistir. E nos cinemas a bilheteria atingiu um bom patamar arrecadando U$ 450 milhões, de um orçamento de U$ 135 milhões. Quem perdeu pode agora ver em casa; DVD e Bluray chegaram fresquinhos, com muitos extras! Boa sessão.

Bumblebee (Idem). EUA/China, 2018, 114 min. Aventura. Colorido. Dirigido por Travis Knight. Distribuição: Paramount Pictures

Nenhum comentário: