segunda-feira, 8 de abril de 2019

Resenha Especial



Quem matou Rosemary?

É noite de formatura na escola feminina de Avalon Bay. A festa retorna com tudo depois de ter sido suspensa por 35 anos, quando uma garota e seu namorado foram brutalmente assassinados. Só que o sádico psicopata nunca foi preso e voltará a atacar os jovens em uma noite de medo e terror.

Slasher notório do início dos anos 80 e um dos mais violentos já produzidos, do diretor de “Sexta-feira 13 – Parte 4: O capítulo final” (1984), Joseph Zito. Abre em preto-e-branco com o noticiário do final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, e pula para um baile de formatura em Avalon Bay, no mesmo ano. A personagem-título da história, Rosemary, é morta ao lado do namorado, por alguém vestindo trajes do Exército. Por causa do fato o baile ficou proibido na cidade, até que resolvem reativá-lo, 35 anos depois. O assassino nunca foi preso, e ele volta a atacar com mais fúria.
Preparem-se para mortes horrorosas e cenas violentas, no melhor estilo gore que o cinema americano produziu – a maquiagem é de Tom Savini, mestre no assunto.
O filme saiu exatamente no ano de maior (e melhor) produção de slasher movies, 1981, junto de “Sexta-feira parte 2”, “Chamas da morte”, “Feliz aniversário para mim”, “Noite infernal” e o the best one, “Dia dos Namorados macabro”. E como todo exemplar que se preze, as revelações surgem apenas no finalzinho, incluindo a identidade do assassino. Até lá pistas dão indícios de possíveis pessoas ligadas às mortes...


Traz participação dos veteranos Farley Granger e Lawrence Tierney, enquanto os outros atores, bem jovenzinhos, iniciavam a carreira. Uns engrenaram, outros não.
No Brasil a única cópia disponível de “Quem matou Rosemary?” saiu pela própria Universal, mas com metragem menor que a exibida nos cinemas da época (em DVD são 84 minutos, editada devido à violência, e a original tinha 89 minutos, só distribuída nos Estados Unidos). Mesmo assim dá para assistir e ficar com medo! Sou fã do cinema slasher desde pequeno, então recomendo este bom terror que faz sangue escorrer pela tela da TV!

Quem matou Rosemary? (The prowler/ Rosemary’s killer). EUA, 1981, 84 min. Terror. Colorido/Preto-e-branco. Dirigido por Joseph Zito. Distribuição: Universal Pictures

Nenhum comentário: