sexta-feira, 26 de abril de 2019

Resenha especial



Crônicas da Tribo Fantasma

Na fronteira da China com a Mongólia, em 1979, exploradores encontram fósseis de estranhas criaturas nas montanhas da região. Um grupo de pesquisa arqueológica é enviada para escavar e auxiliar na investigação. Eles se deparam com uma sucessão de acontecimentos incríveis envolvendo morcegos de fogo, desmoronamentos e a abertura de um portal para um novo mundo.

Sucesso nos cinemas da Ásia, a aventura épica chinesa “Crônicas da Tribo Fantasma” é uma diversão bem bacana, apropriada para públicos que curtem o gênero fantasia, já que no filme há portais para outra dimensão, dragões e muita luta entre humanos e seres fantásticos. Um pouco longo, com trama complexa, a história permeia lugares míticos, como as montanhas de Kunlun, uma das maiores cordilheiras da Ásia, onde pesquisadores descobrem os ancestrais de um povo que habitou a região dez mil anos atrás, chamado de Tribo Fantasma, que tinha relação com alienígenas. Reza a lenda que existiram mesmo e foram dizimados pelos povos que tomaram a Mongólia.


O roteiro foca integralmente os desdobramentos dessa lenda, escrito pelo próprio diretor, Chuan Lu, reconhecido por fitas de ação em sua terra, com colaboração de dois roteiristas americanos (um deles é o diretor Bobby Roth, das séries “Hawaii Five-0”, “Revenge”, “Prison break” e “Grey’s Anatomy”). Para escrever a história se basearam no livro “Ghost blows out the light, de Zhang Muye, alterando boa parte das ações do romance original.
Tem efeitos visuais bem realizados, de criaturas (animais marinhos, morcegos de fogo e até o Demônio de Pagode), uma fotografia estilizada, com cores fortes, figurino adequado dos caçadores e arqueólogos e um elenco de astros e estrelas populares na China, como Mark Chao, Jin Chen, Li Feng, Chen Li e Guangjie Li. Deixo como dica para o final de semana.

Crônicas da Tribo Fantasma (Jiu ceng yao ta). China, 2015, 118 min. Aventura. Colorido. Dirigido por Chuan Lu. Distribuição: Flashstar

Nenhum comentário: