sábado, 20 de abril de 2019

Resenha Especial



Férias frustradas

O piloto de avião Rusty (Ed Helms) tira férias depois de um longo período de trabalho. Para surpreender a esposa, Debbie (Christina Applegate), e os dois filhos propõe uma viagem diferente das que sempre fizeram; a ideia será cruzar os Estados Unidos de carro, com destino a um famoso parque de diversões. Eles topam a parada e caem na estrada, empolgados. Mas uma série de desventuras pelo caminho prometem enlouquecer a família Griswold.

Hilária e politicamente incorreta, esta comédia nonsense é um bom retorno da franquia “Férias frustradas”, reunindo a nova geração da família Griswold. É o quinto capítulo da cinessérie cujo título em inglês é “National Lampoon's Vacation”, antecedido por “Férias frustradas” (1983, de Harold Ramis), “Férias frustradas II” (também exibida na TV com os títulos alternativos de “Loucas aventuras de uma família americana na Europa” e “Férias frustradas na Europa” - 1985, de Amy Heckerling), o mais divertido de todos, o clássico de final de ano “Férias frustradas de Natal” (1989, de Jeremiah S. Chechik) e o dispensável “Férias frustradas em Las Vegas” (1997, de Stephen Kessler). Nestes quatro um típico casal de classe média, Clark (Chevy Chase) e Ellen (Beverly D’Angelo), enfiavam-se em trapalhadas de Norte a Sul no país, sempre na estrada. Os filmes fizeram enorme sucesso nos cinemas, são queridos pelos americanos e passaram milhares de vezes no Brasil na “Sessão da Tarde”.
Dezoito anos depois de “Férias frustradas em Las Vegas”, resolveram ressuscitar a franquia em um road movie divertido, com um novo casal, liderado por Rusty, filho de Clark e Ellen (que nos anteriores aparecia sempre, mas criança), agora adulto, com 40 anos, e a esposa Debbie. Para fugir do batidão dos mesmos tipos de viagem, partem com os dois filhos para uma viagem inesquecível, repleta de perseguições, mal-entendidos, cruzando lugares perigosos e conhecendo pessoas malucas. Em um dos momentos a família visita os pais de Rusty, interpretados pelos próprios Chevy Chase e Beverly D’Angelo, numa sequência nostálgica, de 10 minutos. Além de Helms e Christina com boa química, tem participação de Leslie Mann, Chris Hemsworth, Regina Hall, Ron Livinsgton e do ótimo Charlie Day, numa sequência engraçadíssima no Grand Canyon ao som da romântica “Without you” (de Harry Nilsson). Outra cena legal que prepara o público para o que ele vai ver é a abertura, com fotos reais inusitadas de famílias desconhecidas em férias.


Para quem assistia aos antigos “Férias frustradas” vai adorar, sem dúvida. E vai recordar da música do original, que volta a tocar aqui, “Holiday road”, com a memorável sequência da paquera do pai no volante por uma mulher dirigindo um conversível no outro lado da rodovia. É uma homenagem e um resgate da franquia que estava esquecida, com absurdos altamente engraçados. Uns podem chiar do humor grosseiro, mas nada que atrapalhe o resultado - os americanos curtiram, teve bilheteria boa nos Estados Unidos.
A dupla de roteiristas John Francis Daley e Jonathan Goldstein, de “Homem-Aranha: De volta ao lar” (2017), assinaram a direção, aproveitando o foco da história do primeiro “Férias frustradas” (a viagem ao parque de diversões). No ano passado os dois fizeram outra comédia absurda, com violência e um roteiro caprichado, “A noite do jogo” (2018), que deixo também como dica.

Férias frustradas (Vacation). EUA, 2015, 99 min. Comédia/Aventura. Colorido. Dirigido por John Francis Daley e Jonathan Goldstein. Distribuição: Warner Bros.

Nenhum comentário: