sexta-feira, 19 de abril de 2019

Resenha Especial



A lenda de Barney Thomson

Em Glasgow, o desajeitado barbeiro Barney Thomson (Robert Carlyle) não tem perspectivas de vida. Leva uma rotina monótona, é desprezado pela família e motivo de chacota dos amigos. Um dia, sem querer, mata um cliente, algo que o faz se sentir poderoso. Deste crime por engano o calado barbeiro vai se tornar um caprichado serial killer.

Uma curiosa comédia de erros com assassinatos e um típico humor inglês misturando investigação criminal produzida no Reino Unido, cujo destaque é ter sido o primeiro (e único) filme dirigido pelo ator Robert Carlyle, de “Trainspotting: Sem limites” (1996) e “Ou tudo ou nada” (1997). Ele também interpreta o papel-título, o tal Barney, um barbeiro puxador de brigas, desconfiado com Deus e o mundo, que vive uma vida medíocre dentro do salão de barbearia. Além de tudo, o cara é desprezado pelos que o cercam. Quando mata, sem intenção, um cliente, toma gosto pela coisa e inicia os primeiros passos no mundo de serial killer. O personagem sai do marasmo ao ter prazer em matar pessoas, dedicando meticulosamente seus dias para os crimes.
Baseado na série de livros de Douglas Lindsay, de uma certa forma é um “Sweeney Todd” moderno, sem as apetitosas tortas - ambos os assassinos são barbeiros, matam no salão com navalhas e tesouras e guardam os corpos das vítimas.


Pouco conhecida do público, a comédia é em tom de farsa com muitos absurdos (propositais no roteiro), com humor negro afiado e trocadilhos (muitos dos quais só os ingleses entendem) atingindo o ápice numa trama policial tresloucada. Tem participações de Emma Thompson (caricata, de sotaque carregado, com maquiagem para ficar mais velha, no papel da mãe do barbeiro) e Ray Winstone, como o detetive mal-encarado, líder da investigação.
Abriu o Festival de Edimburgo em 2015 e ganhou o Bafta Escocês nas categorias de melhor filme e atriz par Emma. No Brasil saiu diretamente em DVD pela Universal Pictures.

A lenda de Barney Thomson (The legend of Barney Thomson). Reino Unido/EUA/Canadá, 2015, 96 min. Comédia/Policial. Colorido. Dirigido por Robert Carlyle. Distribuição: Universal Pictures

Nenhum comentário: