domingo, 17 de fevereiro de 2008

Resenhas & Críticas

O Julgamento do Diabo
Escritor fracassado, Jabez Stone (Alec Baldwin) luta em ser reconhecido pelo seu trabalho. Cansado de viver em uma maré de azar, resolve vender a alma ao diabo, que aparece para ele em forma de uma charmosa mulher (Jennifer Love Hewitt). Para que o escritor alcance a fama, o diabo fará uma proposta tentadora.
Para que fique bem claro, a comédia “O Julgamento do Diabo” é refilmagem do clássico drama “The Devil and Daniel Webster” (1941), dirigido por William Dieterle. Um filme que tinha, no elenco, grandes nomes, como Edward Arnold, Walter Huston, Jane Darwell, Simone Simon e Gene Lockhart, e que deu a Bernard Herrmann o Oscar de melhor música dramática em 1942. Além disto, o ator Walter Huston concorreu ao Oscar de melhor ator.
Na refilmagem, mudou-se o gênero (de drama para comédia) e manteve-se boa parte do tom narrativo original. Como resultado, temos uma farsa de poucos risos. Um filme menor, pouco visto, que aborda, como tema principal, a busca pelo sucesso. Uma comédia apenas razoável, nada memorável, mas que dá para assistir sem problema algum.
Alguns problemas ficam evidentes. Perde-se tempo em mostrar as dificuldades na vida de um escritor, como fracassar nas vendas, receber críticas destruidoras, o desejo de ser notório e até mesmo ser acusado de plágio. Outro defeito são as inúmeras cenas em slow motion, que dá uma cara de telefilme mal feito à comédia. No elenco, o veterano Anthony Hopkins interpreta o advogado Daniel Webster, em um momento nada especial.
A conclusão apela para uma interessante Corte do Inferno, representada por um júri do além e composta por ícones da Literatura, como Truman Capote, Oscar Wilde, Ernest Hemingway e Mario Puzo. Realmente os artistas convidados se assemelham aos verdadeiros escritores.
A equipe de filmagem enfrentou sérias dificuldades para lançar a comédia. O longa, rodado em 2001, ficou engavetado por vários anos devido à falta de verba para a pós-produção e lançamento. Em agosto de 2007, a distribuidora “My Own Worst Enemy Productions”, que financia projetos “parados”, adquiriu os direitos do longa e lançou-o nos cinemas americanos. No Brasil a fita veio direto em vídeo.
É o primeiro filme de ator Alec Baldwin como diretor. Ele utilizou o pseudônimo de Harry Kirkpatrick para assinar a direção. E é a segunda fita entre Baldwin e Hopkins. Ambos atuaram juntos na aventura “No Limite”, em 1997. (Por Felipe Brida)

Título original: Shortcut to Happiness/ The Devil and Daniel Webster
País/Ano: EUA, 2007
Elenco: Alec Baldwin, Jennifer Love Hewitt, Anthony Hopkins, Dan Ayfroyd, Kim Catrall, Ken Murton, Frank Sivero, John Savage, Jason Patric.
Direção: Harry Kirkpatrick

Gênero: Comédia
Duração: 102 min.

Nenhum comentário: