sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

De Olho no Oscar

Ratatouille

Remy (voz de Patton Oswalt) é um ratinho que vive em Paris e adora cozinhar. Torna-se tutor de um desastrado ajudante de cozinha, Linguini (voz de Lou Romano), que é designado para trabalhar no renomado restaurante francês Gusteau’s. Receitas exóticas irão levar a dupla à notoriedade.
Imaginar um rato lidando com comidas pode parecer um tanto quanto nojento. Mas o que poderia repudiar o público não acontece. Pelo contrário, torna-se uma adorável diversão recomendada para toda a família. Até mesmo uma invasão de ratos de bueiro na cozinha mais importante da França é perdoável. Tudo porque os personagens principais da mais nova animação da Pixar/Disney são engraçados, fofos, criaturas que esbanjam simpatia. Tecnicamente muito bem produzido (todo em CG - Computação Gráfica), com detalhes de uma Paris exuberante.
É interessante notar como os filmes de animação deixaram de ser voltados ao público infantil para agradar faixas etárias “maiores”. Pelo menos a Pixar/Disney vem se esforçando a não produz mais aqueles filmes “infantilóides” (como ainda podemos ver nas produções da Dreamworks). Isto vem demonstrar que na animação pode-se, sim, incutir valores sérios e sem futilidade.
Em Ratatouille (a pronúncia correta é “ratatui”) as seqüências se alternam em comédia, drama, romance e ação, estilos mais apreciados pelo público em geral. Um dos pontos altos do filme é a presença do temível crítico de cozinha Anton Ego (voz de Peter O’Toole). Uma figura sinistra e marcante.
Também é uma das poucas vezes na história do cinema que uma animação recebe tantas indicações ao Oscar. Este ano Ratatouille concorre a cinco categorias: animação, roteiro original, edição de som, mixagem de som e trilha sonora. Um mérito significativo da equipe do produtor John Lasseter (hoje gerente geral do departamento de animação criativa da Disney). O diretor Brad Bird também dirigiu outras duas animações de sucesso: "O Gigante de Ferro" (1999) e "Os Incríveis" (2004), além do curta-metragem "Jack-Jack Attack" (2005). Ratatouille é uma animação atraente, refinada, agradável e divertida. Não perca.

Curiosidade: No filme explica-se a origem do “Ratatouille”, comida típica de países mediterrâneos, bastante popular na França. Para quem não conhece, o “ratatui” é um refogado com diversos ingredientes, como azeite, sal grosso, berinjela, cebola, abobrinha, pimenta-do-reino, manjericão, alho e pimentão. (Por Felipe Brida)

Elenco: Vozes de Patton Oswalt, Lou Romano, Ian Holm, Janeane Garofalo, Brian Dennehy, James Remar, Peter O’Toole, Brad Garrett, John Ratzenberger., Will Arnett. Na versão brasileira, vozes de Samara Felippo e Thiago Fragoso.
Direção: Brad Bird/ Jan Pinkava
Gênero: Animação
Duração: 110 min.

Nenhum comentário: