quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Cine Brasil

O Vestido

Duas irmãs encontram um vestido de festa na casa onde moram e passam a questionar a origem daquela roupa. A mãe, Ângela (Ana Beatriz Nogueira), revela às filhas a verdadeira história sobre aquela vestimenta, o que a faz recordar de um triângulo amoroso envolvendo seu marido, Ulisses (Leonardo Vieira), que havia fugido de casa para morar com a jovem Bárbara (Gabriela Duarte).
O filme, baseado no poema “O Caso do Vestido”, escrito por Carlos Drummond de Andrade em 1945, fracassou quando lançado em 2003 e recebeu críticas das mais penosas. Mas os motivos da má recepção do longa de Paulo Thiago são claras: um roteiro confuso, cheio de vai-e-vem entre épocas e lugares e um amontoado de personagens sem inspiração e sem química (não ficou interessante juntar Leonardo Vieira e Ana Beatriz Nogueira como o casal em crise). O público se perde pelos meandros da narratividade em tom teatral.
O foco da história é livremente inspirado no poema de Drummond (já o havia lido há muitos anos e reli esses dias para que pudesse analisar melhor o filme). Existem situações desnecessárias e que escapam do texto original do grande poeta e contista mineiro, como a participação de Ulisses e Bárbara no garimpo. O vestido, que dá nome ao título do filme, torna-se personagem essencial ao enredo. Uma figura mágica e sempre presente.
Enfim, não gostei do resultado. Nem mesmo Gabriela Duarte, vencedora na categoria melhor atriz no Festival de Cinema Ibero-Americano de Huelva, não segura o papel. Confesso que fiquei irritado com a personagem se expressando em tom de declamação. Muito patético e esquisito para o público. (Por Felipe Brida)

Título original: O Vestido
País/Ano: Brasil, 2003
Elenco: Leonardo Vieira, Gabriela Duarte, Ana Beatriz Nogueira, Daniel Dantas, Paulo José, Stela Freitas, Renato Borghi, Othon Bastos, Ana Lúcia Torre, Péricles Amin.
Direção: Paulo Thiago
Gênero: Drama
Duração: 120 min.

Nenhum comentário: