domingo, 17 de fevereiro de 2008

Cine Lançamento

3 Efes

A jovem e atraente universitária Sissi (Cristina Kessler) mora com o pai desempregado e o irmão pequeno. Sua maior amizade é tia Martina (Carla Cassapo), mulher mais madura que enfrenta problemas conjugais com o marido publicitário, Rogério (Leonardo Machado), e começa a sentir atração por William (Paulo Rodrigues), um catador de papelão. Quando fica sabendo que uma conhecida passa a ganhar dinheiro fácil como prostituta, Sissi resolve experimentar a novidade.
Quando terminei de assistir ao filme, ontem à noite, tive a impressão que Carlos Gerbase pode ser considerado um dos piores diretores brasileiros dos últimos anos. Um péssimo realizador. Já não havia gostado de seu filme anterior, "Tolerância" (de 2000, com Maitê Proença, Roberto Bontempo e Maria Ribeiro), que conta a história de um casal que passa por crise conjugal; a mulher advogada sai com um cliente e o marido sente-se atraído por uma menina bem nova, amiga da filha. Gerbase reluta em mostrar cenas de sexo sem necessidade, em um roteiro fraco e com elenco irregular.
Em “3 Efes” (o estranho título é explicado logo no início do filme, em uma teoria que irá amarrar toda a história), situações que beiram o ridículo incomodam (como a cena do lanche no ônibus). Como um todo, o longa gaúcho parece ter saído das pornochanchadas dos anos 70/80. O elenco, formado por jovens recém-formados em cinema, deixam pairar um clima de amadorismo que destrói a fita. Ninguém convence. Muito mal encenado. Diálogos nada interessantes, temas menos ainda. Uma das personagens fica boa parte do tempo pensando em ganhar dinheiro como garota de programa, e participa de uma aula gratuita para treinar gemidos e orgasmos! Meu Deus, para que isto? Em determinado momento, todo mundo passa a dar em cima de todo o mundo, por meio de flertes e sexo mesmo (um dos personagens sai com a chefe gorda e de meia-idade para não perder o emprego e tentar subir na carreira). É de um mal gosto tremendo. No fundo, todos os personagens procuram um mesmo ideal: saciar seus desejos e buscar novas experiências de vida. Mesmo que, para chegar ao bem estar, utilizem métodos tresloucados e imorais. O tumulto na resolução final atinge seu ponto máximo de desprazer.
Em linhas gerais, assisti ao filme desanimado. Fica evidente que o diretor Carlos Gerbase perdeu a mão e errou feio, mais uma vez. Um filme que dificilmente encontrará seu público.
Com este longa, Carlos Gerbase realizou um feito inovador. Em dezembro do ano passado, lançou-o simultaneamente em DVD, cinemas, televisão e internet (no portal Terra, dividido em cinco partes). A filmagem de “3 Efes” demorou apenas 20 dias (entre dezembro de 2006 e janeiro de 2007).
Para aqueles que não sabem, Carlos Gerbase é professor de cinema na PUC-RS, escritor e músico (ex-membro da banda Replicantes, que tinha Wander Wildner no vocal). Também realiza curta-metragem. Sua obra mais elogiada é o intrigante, porém irregular curta-metragem “Deus Ex-machina” (1995). Gerbase foi roteirista da minissérie brasileira “Memorial de Maria Moura”, sucesso de público em 1994.

Título: 3 Efes
País/Ano: Brasil, 2007
Elenco: Cristina Kessler, Carla Cassapo, Leonardo Machado, Ana Maria Mainieri, Paulo Rodrigues, Fábio Rangel, Felipe de Paula, Aníbal Damasceno Ferreira.
Direção: Carlos Gerbase
Gênero: Drama/ Comédia
Duração: 100 min.

Nenhum comentário: