segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Especiais Sobre Cinema

Framboesa de Ouro 2008
.
Amigos e leitores

Recebi, na última semana, dois emails de internautas querendo saber sobre o Framboesa de Ouro de 2008, premiação que destaca os piores do ano. A lista com os vencedores sempre é divulgada um dia antes do Oscar (e, assim, tornou-se pública no último sábado).
Bom, posto aqui a lista com os vencedores e todos os indicados nas 11 categorias da 28ª edição Framboesa de Ouro (Razzie Awards). Sobre o prêmio, que aproveita para esculachar geral com as produções ruins do ano, temos alguns destaques. Incrementou-se uma categoria ("pior desculpa para um filme de terror"!), e o grande vencedor, "Eu Sei Quem Me Matou", bateu o recorde. Nunca um mesmo filme havia levado tantas estatuetas. Foram oito das nove indicações, incluindo filme e atriz (para Lindsay Lohan). A "bomba do ano" acabou de ser lançada em DVD (veja a capa do filme ao lado). E Eddie Murphy saiu-se vitorioso. Levou o Framboesa de ator, ator coadjuvante e atriz coadjuvante, todos pelo filme Norbit (aquela comédia sem graça no qual interpreta três personagens). Confiram. (Por Felipe Brida)

Pior Filme

* Eu Sei Quem me Matou
Bratz - O Filme
Acampamento do Papai
Eu os Declaro Marido e... Larry!
Norbit

Pior Ator

* Eddie Murphy (no papel de Norbit em Norbit)
Nicolas Cage (Motoqueiro Fantasma, A Lenda do Tesouro Perdido: O Livro dos Segredos e O Vidente)
Jim Carrey (Número 23)
Cuba Gooding, Jr. (Acampamento do Papai e Norbit)
Adam Sandler (Eu os Declaro Marido e... Larry!)

Pior Atriz

* Lindsay Lohan como Aubrey (Eu Sei Quem me Matou)
* Lindsay Lohan como Dakota (Eu Sei Quem me Matou)
Jessica Alba (Awake, Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado e Maldita Sorte)
Logan Browning, Janel Parrish, Nathalia Ramos & Skyler Shaye (Bratz - O Filme )
Elisha Cuthbert (Captivity)
Diane Keaton (Minha Mãe Quer Que Eu Case)

Pior Ator Coadjuvante

* Eddie Murphy como Sr. Wong (Norbit)
Orlando Bloom (Piratas do Caribe: No Fim do Mundo)
Kevin James (Eu os Declaro Marido e... Larry!)
Rob Schneider (Eu os Declaro Marido e... Larry!)
Jon Voight (Bratz, A Lenda do Tesouro Perdido: O Livro dos Segredos, September Dawn e Transformers)

Pior Atriz Coadjuvante

* Eddie Murphy como Rasputia (Norbit)
Jessica Biel (Eu os Declaro Marido e... Larry! e O Vidente)
Carmen Electra (Deu a Louca em Hollywood)
Julia Ormond (Eu Sei Quem me Matou)
Nicolette Sheridan (Operação Limpeza)

Pior Par

* Lindsay Lohan & Lindsay Lohan (Eu Sei Quem me Matou)
Jessica Alba & Hayden Christensen (Awake)
Jessica Alba & Dane Cook (Maldita Sorte)
Jessica Alba & Ioan Gruffudd (Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado)
Qualquer combinação de dois personagens descerebrados (Bratz - O Filme)
Eddie Murphy & Eddie Murphy (Norbit)
Adam Sandler & Kevin James (Eu os Declaro Marido e... Larry!)
Adam Sandler & Jessica Biel (Eu os Declaro Marido e... Larry!)

Pior Refilmagem ou Cópia

* Eu Sei Quem me Matou
Uma Casa de Pernas Para o Ar
Bratz - O Filme
Deu a Louca em Hollywood
Who's Your Caddy?

Pior Prelúdio ou Seqüência

* Acampamento do Papai
Aliens Vs Predador 2
A Volta do Todo Poderoso
Hannibal - A Origem do Mal
O Albergue: Parte II

Pior Diretor

* Chris Siverston (Eu Sei Quem me Matou)
Dennis Dugan (Eu os Declaro Marido e... Larry!)
Roland Joffe (Captivity)
Brian Robbins (Norbit)
Fred Savage (Acampamento do Papai)

Pior Roteiro

* Eu Sei Quem me Matou (escrito por Jeffrey Hammond)
Acampamento do Papai (roteiro de Geoff Rodkey e David J. Stem & David N. Weiss)
Deu a Louca em Hollywood (escrito por Jason Friedberg & Aaron Seltzer)
Eu os Declaro Marido e... Larry! (escrito por Barry Fanaro e Alexander Payne & Jim Taylor)
Norbit (roteiro de Eddie Murphy & Charles Murphy e Jay Sherick & David Ronn)

Pior Desculpa para um Filme de Terror (Nova categoria)

* Eu Sei Quem me Matou
Aliens Vs Predador 2
Captivity
Hannibal - A Origem do Mal
O Albergue: Parte II

2 comentários:

Anônimo disse...

Comentando o Post Anterior

Bom, eu não tive conhecimento suficiente para julgar todos os resultados do Oscar. Mas havia comentado já sobre esse "desfolque" que o Oscar havia tomado de uns tempos para cá. Os anos de 13 indicações com 11 premiações pra um mesmo filme tanto pode significar que já não se fazem filmes tão bons ou que vários filmes bons estão sendo feito, fazendo com que a premiação seja mais diversificada. Também não sei dizer qual dois dois que ocorre, porque ao mesmo tempo que não vemos mais "Titanics" por ai, há vários filmes concorrentes que são de cair o queixo.
Concordo com o resultado de melhor atriz (Marion Cottilard) realmente o resultado foi merecido, apesar que competindo com Cate Blanchet a coisa se complica, porque ela tá maravilhosa em sua atuação também. Outro que jamais aceitaria a perda do premio seria Ratatouille. Ganhou e por justíssima causa.
Agora, sobre os outros, preciso ver para opinar, mas também não posso negar que o Oscar vem muito nessa onda de "consolação" ultimamente.

Anônimo disse...

Me preocupa um pouco essa linha adotada de um tempo pra cá de "prêmio de consolação".Creio que que devia fazer jus ao talento,a criatividade,ao desmpenho,força,e não consoloar os que poderiam e não são,ou faltou o algo mais...O Oscar é meio político (ou totalmente) e isso ofusca um pouco o prêmio aos que realmente merecem.Muitos grandes nomes,grandes ícones do cinema ficaram esquecidos dessa premiação.Muitos morreram sem nunca terem sentido o sabor do reconhecimento por suas atuações em grandes filmes.Quando se trata de discutir "gosto",fico com o velho ditado popular:"Gosto e nariz cada um tem o seu"!(rsrs) Mas podemos mesmo assim,expressar nossos gostos.Mercido alguns prêmios sim, mas será que realmente não teremos mais "O Vento Levou", "Ben-Hur", "Tomates Verdes Fritos", "Cinema Paradiso", e por aí vai?É de se pensar realmente o que foi comentado aqui:"será que a era de grandes filmes já passou"?Se olhar para a criação musical de hj, podemos ficar preocupados sim com a degeneração dos estilos,letras,ritmos...
Até a próxima e "preparem a pipoca pro fim de semana!"
(Morgana Deccache)