sábado, 23 de fevereiro de 2008

Cine Brasil

Cidade Baixa

Dois pescadores, Naldinho (Wagner Moura) e Deco (Lázaro Ramos), são amigos desde a infância e vivem aplicando pequenos golpes em uma comunidade na Bahia. A amizade é abalada quando surge uma prostituta, Karinna (Alice Braga), que passa a dividir os pescadores em um conturbado triângulo amoroso. Colegas e amantes, os três enfrentam uma longa viagem rumo à Cidade Baixa, em Salvador.
Produzido por Walter Salles e lançado em 2005, “Cidade Baixa” recebeu vários prêmios dentro e fora do país, como o prêmio de melhor atriz (Alice Braga) no Festival do Rio e o Prêmio Juventude, na 58º edição do Festival de Cannes, em 2005.
O que era para ser uma história trivial, sobre um complicado relacionamento entre dois homens que disputam a mesma mulher, transfigura-se em um enredo intrigante e de forte impacto. E tudo sustentado pela vitalidade de dois dos maiores nomes da televisão – e agora do cinema – da atualidade: Lázaro Ramos e Wagner Moura (na vida real eles são grandes amigos e trabalham juntos em inúmeros projetos). Em meio a eles, Alice Braga (sobrinha de Sônia Braga e filha da atriz Ana Maria Braga, que fez filmes nos anos 70). Um show de interpretações.
Alice aceitou o difícil papel de uma promíscua stripper. Saiu-se bem, convincente, elogiada e agora iniciando carreira nos Estados Unidos (o filme “Eu Sou a Lenda”, com Will Smith, tem ela no elenco). Aqui, pintou o cabelo de loiro e esbanja beleza. Aparece nua e provocante.
Um filme com alta carga erótica e muitas cenas fortes. A tal Cidade Baixa, nome dado à área estreita e litorânea de Salvador, local onde se desenrola a maior parte da história, é mostrada como um ambiente de insegurança misturado a intensos conflitos sociais. A fotografia ajuda a recriar o submundo onde os personagens se infiltram. No pano de fundo, prostituição, drogas e violência urbana. Por falar em violência, o ator José Dumont aparece em uma cena rápida, no início do filme, em uma rinha de galos. Ele interpreta, de forma marcante, um apostador alcoólatra que tem “sangue nos olhos”.
Um bom filme nacional em meio a uma safra de altos e baixos. Apesar de um pouquinho antigo, vale conferir. É o segundo dirigido pelo baiano Sérgio Machado, roteirista de Abril Despedaçado e Madame Satã.

Título original: Cidade Baixa
País/Ano: Brasil, 2005
Elenco: Wagner Moura, Lázaro Ramos, Alice Braga, José Dumont, Harildo Deda, Fernando de Freitas.
Direção: Sérgio Machado
Gênero: Drama
Duração: 100 min.

Nenhum comentário: