Estreias da semana –
Nos cinemas - Parte 1
Totto-chan – A menina
na janela
Chega às salas uma pequena
joia do atual cinema de animação japonesa, que venceu prêmio especial no Annecy
Awards, considerado o Oscar infantil. As animações do Japão são apreciadas
também pelos adultos, com histórias de vida e superação, como esta aqui, e que
vai além do que se produz nos estúdios Ghibli. Conhecemos a trajetória de uma
garotinha de sete anos chamada Totto-chan, expulsa da escola por ser agitada
demais. Ela é matriculada então em uma nova instituição de ensino, a Tomoe
Gakuen, que dá liberdade aos estudantes para que sejam independentes. Lá criará
fortes vínculos com amigos e o diretor. Só que o mundo vivencia dias
turbulentos, que precedem a entrada do Japão na Segunda Guerra Mundial. É uma
graça os traços técnicos do filme, como se fosse uma delicada pintura, e o
aprendizado da menina Totto-chan com lições de solidariedade nos faz refletir. Inspirado
no livro de memórias da atriz e apresentadora de TV Tetsuko Kuroyanagi, atualmente
embaixadora da Unicef. Direção de Shinnosuke Yakuwa, realizador de animes, como
a adaptação do mangá ‘Doraemon’ para TV e cinema. Exibido na Mostra
Internacional de Cinema de São Paulo de 2023, o filme está nos cinemas com
distribuição pela Sato Company.
Ruídos
Terror com suspense sul-coreano
modesto, que dá medo para quem curte histórias sobrenaturais, ainda mais se
assistir no escurinho dos cinemas – o filme acaba de estrear nas salas
brasileiras pela A2 Filmes. Na trama, uma jovem com deficiência auditiva
investiga por conta própria o sumiço da irmã após uma visita ao seu
apartamento. Aos poucos um som estranho entra em seus ouvidos, de maneira inexplicável,
e ela começa a pressentir algo maligno ao entorno. Recorre então ao namorado da
irmã para ajudá-la na busca. Cada passo da personagem a levará a um segredo do
passado de sua família que vai se relacionando àquele desaparecimento. Sob influência
do J-horror, o horror japonês com assombrações, é um filme de pura atmosfera,
muito sombria, que prende e nos deixa apreensivo para sabermos o desfecho. Os sussurros
e vultos surgem como jumpscares. Exibido no Festival de Toronto, conta com boa
fotografia e efeitos sonoros que conduzem o clima de suspense.
Praia do silêncio
Em cartaz nos cinemas de
São Paulo o longa-metragem independente dirigido por Francisco Garcia que trata
da incomunicabilidade na relação entre um pai e uma filha. Ele, um professor
aposentado (André Gatti), que mora solitariamente em um trailer na mata; ela,
uma jovem surda (Ana Abbott), apegado a livros, que foi abandonada pelo pai há
duas décadas. Com a morte da mãe, os dois, de forma simbólica, tentam retomar o
contato, abrindo velhas feridas do passado. A lembrança da esposa morta o atormenta,
assim como a ausência da figura paterna angustia a jovem. Um drama familiar
sobre o vazio nas relações, com foco em dois personagens solitários, que não conversam
entre si, vivem em seus mundos próprios e que tentam uma improvável reconciliação.
Exibido na Mostra Internacional de Cinema de 2022, o filme chega somente agora
nos cinemas, pela Kajá Filmes.
Espiral
Mais um drama
independente brasileiro estreia nos cinemas – em poucas salas, a maioria no Rio
Grande do Sul, onde o filme foi produzido. Em ‘Espiral’, o contexto é a
indústria calçadista de Novo Hamburgo (RS), polo nacional na produção de sapatos,
situada na região metropolitana de Porto Alegre. Ali duas gerações de uma mesma
família que cresceu em uma casa de campo nos últimos 40 anos serão atravessadas
por segredos, perdas e afetos. Entre 1982 e 2022 a história é narrada, em
momentos atuais e flashbacks, marcadas pela expansão dos negócios no mundo calçadista.
O diretor Leonardo Peixoto vivenciou parte da época tratada no filme e para
compor esse panorama entrevistou moradores da cidade de Novo Hamburgo, onde ele
reside. Fez um filme bem modesto, sem emoção alguma, em que falta um
desenvolvimento mais coeso. Esperei mais, já que a ambientação era interessante,
mas o filme é esquecível... Produzido pela Convergência Produtora, com coprodução
da Bactéria Filmes e Sala Filmes e produção associada da Melancia Filmes. Distribuição
nos cinemas pela Contágio.
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