quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

ARTIGO

Inspetor Jacques Clouseau: crime é não assistir! (*)
.
Lançado em 1963, o filme “A Pantera Cor-de-Rosa” traz o ator Peter Sellers no papel do inspetor Jacques Clouseau. A produção deu início a uma famosa série estrelada pelo atrapalhado personagem.
Para quem gosta de comédia, os filmes de Clouseau são obrigatórios. Sellers parece ter nascido para interpretar o personagem (não que ele tenha feito apenas isto de relevante para o cinema) e protagoniza situações hilárias durante a série.
Na verdade, o ator interpretou Clouseau em cinco produções – “A Pantera Cor-de-Rosa”, “Um Tiro no Escuro”, “A Volta da Pantera-Cor-de-Rosa”, “A Nova Transa da Pantera-Cor-de-Rosa” e “A Vingança da Pantera-Cor-de-Rosa” (todos os filmes disponíveis em DVD). Sellers ainda aparece no filme “A Trilha da Pantera-Cor-de-Rosa”, de 1982, mas em imagens de arquivo, uma vez que já havia morrido. Um sem-número de outras produções envolvendo o inspetor foi feito, mas são dispensáveis. O personagem Jacques Clouseau morreu junto com Peter Sellers, em 1980.
Sobre os cinco filmes com Sellers, a série mostra Clouseau trabalhando em algumas investigações, fazendo deduções absurdas, se apaixonando por suspeitas e levando seu chefe Dreyfuss (Herbert Lom) à loucura. Aliás, as seqüências mostram como Dreyfuss fica maluco e acaba até planejando a morte de seu investigador. No último filme, “A Vingança da Pantera-Cor-de-Rosa”, Clouseau aproveita que é dado como morto para fazer mais investigações.
Grande parte do sucesso da série se deve ao talento de Peter Sellers, um dos grandes atores da história do cinema. Ao contrário dos atores das comédias de hoje, que estão mais próximos de fazer a platéia chorar do que gargalhar, Sellers age com naturalidade na tela. Em momento nenhum precisou ‘forçar’ para parecer engraçado. A sua pose de inteligente enquanto faz deduções idiotas e seus tombos que lembram atuações circenses garantem as risadas. É claro que Sellers também é auxiliado por outros atores que cumprem com competência seus papéis, entre eles Herbert Lom, David Niven e Burt Kwouk (o impagável empregado de Clouseau).
Portanto, não cometa um crime contra os seus conhecimentos cinematográficos e assista (e reassista) a saga do inspetor Jacques Clouseau!

Nota: Logo na abertura do primeiro filme, “A Pantera Cor-de-Rosa”, uma animação é exibida. Trata-se de uma pantera, realmente cor-de-rosa, aprontando muitas confusões. O carismático felino fez tanto sucesso que uma série de desenhos animados acabou sendo produzida. Isso responde a pergunta: “Quem nasceu primeiro? O filme ou o desenho animado?”.


(*) José Carlos Valadares Júnior, 30 anos, nasceu e reside em Catanduva/SP. É jornalista formado pelo Centro Universitário do Norte Paulista (Unorp), de São José do Rio Preto/SP. Atualmente, cursa História no Instituto Municipal de Ensino Superior (Imes), de Catanduva. Trabalhou como repórter em jornais de Catanduva, São José do Rio Preto e Novo Horizonte/SP.

Nenhum comentário: