segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

De Olho no Oscar

Transformers

Dois grupos de robôs chegam ao planeta Terra e travam uma incansável batalha para encontrar um misterioso artefato.
Considerado o melhor blockbuster de 2007, o novo longa de Michael Bay (responsável por outros filmes movimentados, como “A Rocha” e “Armaggedodon”) é um mix de aventura e ficção científica. Apesar de um pouco longo (são duas horas e vinte e cinco minutos), Transformers é diversão de primeira. Eficiente, dinâmico e cheio de reviravoltas, com muitos efeitos especiais e ritmo intenso.
Pequenas tramas se entrelaçam na história, como missões no Oriente Médio, operações secretas espaciais, expedições no Pólo Norte e – não podia faltar – a implacável interferência do governo americano.
E o mais interessante de tudo: como camuflagem e disfarces, os gigantes robôs se transformam (daí o título) em objetos eletrônicos, como rádio e celular, e em máquinas potentes, como carros turbinados, caminhões e até helicópteros.
O elenco é composto por jovens desconhecidos (alguns vindos de seriados norte-americanos) e participações de Jon Voight, John Turturro e Kevin Dunn. Até Bernie Mac faz uma pontinha.
Com o lançamento do filme (que no Brasil veio sem tradução), em julho do ano passado, uma legião de fãs “estourou” por todos os cantos do mundo. Virou a sensação do momento. Mas não resta dúvida: “Transformers” é adrenalina pura, passatempo garantido e recomendado. Como nos filmes anteriores do diretor Michael Bay, a trilha sonora dá um tom heróico no longa (como na cena em que os robôs se reúnem na barragem de água). Um autêntico blockbuster que vem agradando adolescentes e adultos.
O filme está com três indicações ao Oscar este ano – efeitos especiais, edição de som e mixagem de som – e já ganhou seis prêmios em festivais menores, como em Las Vegas e em Hollywwod. O diretor já anunciou a continuação para 2009. Parece que mais uma franquia vem aí.

Curiosidade: “Transformers” é adaptação de uma homônima série animada norte-americana, exibida entre os anos de 1984 e 1987. Em 1986, o diretor Nelson Shin lançou o único longa animado baseado na série, e que recebeu o título de “Transformers – O filme”. (Por Felipe Brida)

Título original: Transformers
País/Ano: EUA, 2007
Elenco: Shia LaBeouf, Megan Fox, Josh Duhamel, Tyrese Gibson, Jon Voight, Kevin Dunn, John Turturro, Rachel Taylor, Anthony Anderson, Michael O’Neill.
Direção: Michael Bay
Gênero: Aventura
Duração: 143 min.

Nenhum comentário: