segunda-feira, 8 de julho de 2019

Resenha Especial



Noite de inverno em Gagra

Bailarino que teve grande fama na URSS na década de 50, Aleksei Beglov (Evgeniy Evstigneev) hoje está longe da dança e trabalha como professor em um teatro de variedades. Ele está ensaiando um grupo para uma próxima apresentação na cidade de Gagra. Leva um susto quando a principal emissora de TV informa sobre seu falecimento, e no mesmo dia um rapaz com problemas na perna o procura para ter aulas com ele,  com o sonho de ser bailarino. Beglov decide dar a volta por cima mostrando tanto a esse jovem quanto ao mundo que ele está vivo e mais forte do que nunca.

O diretor, roteirista e produtor russo Karen Shakhnazarov aniversaria hoje, completando 67 anos, 40 deles dedicados ao cinema em seu país. “Noite de inverno em Gagra” (1985) foi seu quarto trabalho, uma comédia dramática de fundo musical, sobre um bailarino de meia-idade afastado da dança, sustenta-se hoje como professor e leva uma vida discreta. Resolve sair da mesmice para retornar à ativa comprovando que ainda tem talento e juventude na alma. Isto porque uma emissora de TV deu a notícia de que ele havia morrido. E também por querer ajudar um rapaz com problemas na perna a realizar o sonho de ser um bailarino. Vivido pelo falecido ator Evgeniy Evstigneev (importante na URSS, fez mais de 100 filmes), o protagonista cresce gradualmente no filme, invertendo a ordem natural de uma história: o início é a decadência do artista, quando ninguém mais se lembra dele, depois vem a ascensão, ao dar os primeiros passos para sair daqueles dias sem graça.
Não é uma comédia para rir nem um drama para chorar. A mistura dos dois gêneros, por Shakhnazarov, é uma reflexão magistral extensiva à humanidade sobre velhice, esquecimento e aceitação.


Karen Shakhnazarov montou o roteiro com Aleksandr Borodyanskiy, um velho parceiro; juntos escreveram dezenas de filmes e até dirigiram em dupla, com resultados muito legais.
“Noite de inverno em Gagra” é uma fita cult raríssima, disponível em DVD pela CPC-Umes na série “Cinema Soviético” (lançada em outubro de 2018). Aliás, outros cinco longas-metragens de Shakhnazarov saíram em DVD pela CPC-Umes Filmes: “Sonhos” (1993), “A filha americana” (1995), “Cidade dos ventos” (2008), “Tigre branco” (2012) e “Anna Karenina: A história de Vronsky” (2017). Vale destacar que desde 1998 ele é diretor geral da Mosfilm, o principal estúdio da Rússia, e presidente do Conselho de Cultura da Câmara Pública da Federação Russa.
Em comemoração ao seu aniversário serão publicadas ao longo da semana resenhas de seus filmes mencionados anteriormente.

Noite de inverno em Gagra (Zimniy vecher v Gagrakh). URSS, 1985, 85 minutos. Comédia/Drama. Colorido. Dirigido por Karen Shakhnazarov. Distribuição: CPC-Umes Filmes. Disponível em DVD.

Nenhum comentário: