domingo, 7 de julho de 2019

Resenha Especial


Como conquistar as mulheres

O motorista Alfie (Michael Caine) é um mulherengo incurável. De família pobre, veste-se de forma elegante, sai com mulheres solteiras e, claro, com as casadas. Um dia, uma experiência traumática fará com que ele questione seu estilo de vida.

Esta importante fita cool britânica dos anos 60 ajudou a consolidar a carreira do ator Michael Caine, ganhou o Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro e recebeu o prêmio do Júri no Festival de Cannes, além de ter sido indicada a cinco Oscars – ator para Caine (sua primeira nomeação), filme, roteiro adaptado, atriz coadjuvante (Vivien Merchant) e canção original (“Alfie”, de Burt Bacharach e Hal David).
É uma comédia dramática irreverente, sarcástica e selvagem, com um protagonista moderno, bem sedutor e impetuoso, que não consegue reprimir seus desejos pelo sexo oposto. Por causa disso não tem alguém para amar de verdade. Vive paixões turbulentas, troca mulheres como troca de sapato. Alfie dialoga para a câmera numa conversa informal com o público (uma brincadeira metalinguística inventiva, inovadora para a época); quem assiste se torna confidente de suas peripécias amorosas! Ele é machista, polêmico, favorável ao aborto, caçoa dos maridos traídos e mente sobre o filhinho recém-nascido para “pegar” mais mulheres. Percebe-se que ele é de família simples pelo sotaque popular, cheio de gírias, o chamado “cockney” (um calão rimado típico da região de East End, em Londres, onde conglomerava pobres e imigrantes). Certo dia uma revelação o fará repensar seu jeito de lidar com as pessoas, em especial as do sexo feminino.


O filme é despojado, criando um legítimo retrato de uma época e de um comportamento social, com roteiro brilhante de Bill Naughton, escrito a partir de sua própria peça de teatro de mesmo nome, encenada muitas vezes na Inglaterra. Teve a direção charmosa de Lewis Gilbert, falecido em 2018 aos 97 anos, diretor de vários filmes de James Bond, como “Com 007 só se vive duas vezes” (1967), “007 – O espião que me amava (1977) e “007 contra o foguete da morte” (1979), que caprichou nas cenas de comédia e nas de drama.
Nove anos depois, teve uma continuação inferior chamada “Alfie – O eterno sedutor” (1975, de Ken Hughes com Alan Price no lugar de Michael Caine), além de um remake também menor que atualizava a história, “Alfie – O sedutor” (2004), com Jude Law no papel central – a versão ganhou o Globo de Ouro de canção.
Assista a esta pequena joia do cinema britânico, que continua atual.
Atenção: o filme saiu no Brasil com o título “Como conquistar as mulheres”, e não “Alfie”, como está na capa (“Alfie” é o original em inglês).

Como conquistar as mulheres (Alfie). Reino Unido, 1966, 113 minutos. Comédia/Drama. Colorido. Dirigido por Lewis Gilbert. Distribuição: Paramount Pictures

Nenhum comentário: