domingo, 7 de julho de 2019

Resenha Especial



Obra-prima do cinema soviético acaba de sair em DVD pela primeira vez, pela CPC-Umes Filmes.

A ascensão

Durante o inverno rigoroso na URSS, na Segunda Guerra Mundial, dois guerrilheiros soviéticos percorrem um longo caminho na neve para encontrar comida para o grupo. Eles são presos pelos nazistas e brutalmente torturados. Enquanto esperam o próximo dia chegar, refletem sobre questões acerca da vida, da guerra e da família.

E finalmente chega em DVD no Brasil pela CPC-Umes Filmes um dos filmes mais contundentes sobre a Segunda Guerra Mundial, produzido na extinta URSS e vencedor de quatro prêmios no Festival de Berlim de 1977, incluindo o principal, o Urso de Ouro. A cópia está em qualidade impressionante, restaurada pela Mosfilm, a produtora e distribuidora do filme.
O drama de guerra está dividido em duas partes: a primeira se passa no branco da neve, em um inverno rigoroso, onde dois partisans (cidadãos que atuavam atrás das linhas inimigas, opondo-se ao nazismo, para atrapalhar a comunicação e fazendo sabotagem) saem do acampamento na Bielorrúsia em busca de comida para o grupo. Eles estão sozinhos, quase congelando e falta pouco para desistirem. Até que são pegos pelos nazistas, levados a um quartel e torturados, o que dá início à segunda metade do filme, ficando mais triste, filosófico. Eles reagem de forma diferente aos abusos sofridos, enclausurados num local de medo e angústia, pensando na jornada que enfrentaram até aqui.
Esta fita antiguerra tem uma fotografia esplêndida em PB, uma trilha sonora inesquecível, com toques sonoros retumbantes (de Alfred Shnitke) e um dos desfechos mais amargos que já vi no cinema, de dar nó na garganta, que ficará para sempre em nossa memória. Não tem como sairmos indiferentes depois de assisti-lo.

Baseado no romance russo “Sotnikov”, de Vassil Bykov, um autor que falava sobre o pensamento cívico na guerra em seus livros (ele recebeu o título de “Escritor do Povo da Bielorrúsia” e “Herói do Trabalho Socialista”), “A ascensão” foi o sexto e último trabalho da diretora Larisa Shepitko (1938–1979), que faleceu dois anos depois de forma prematura, num acidente de carro, em que morreram também quatro membros da equipe técnica do filme que ela iria gravar. Era casada com o cineasta Elem Klimov, diretor de “Vá e veja” (1985). Felizmente deixou esta obra-prima marcada para sempre na História do Cinema.

A ascensão (Voskhozhdenie/ The ascent). URSS, 1977, 104 minutos. Drama/Guerra. Preto-e-branco. Dirigido por Larisa Shepitko. Distribuição: CPC-Umes Filmes

Nenhum comentário: