quarta-feira, 28 de maio de 2008

Cine Lançamento

Coisas que Perdemos pelo Caminho

Audrey Burke (Halle Berry) entra em choque ao ser informada sobre o assassinato do marido, Brian (David Duchovny). Desnorteada e com uma filha pequena para cuidar, a viúva recorre ao amigo de infância do marido, Jerry (Benicio Del Toro), que é viciado em drogas. Ao mesmo tempo em que tenta largar o vício, Jerry cria fortes vínculos com Audrey, e passa a ser visto como o substituto de Brian.
Produzido pelo premiado diretor Sam Mendes, este filme, um drama sobre desestruturação familiar, chegou às locadoras brasileiras em março deste ano, desconhecido do público. Entretanto nada impede os telespectadores de conhecerem um trabalho interessante, o primeiro de língua inglesa da dinamarquesa Susanne Bier. Mais indicado para as mulheres, a fita começa estranha, um pouco recortada, porém vai se redefinindo com o desenrolar da história. A partir do brutal homicídio do marido, o filme cria todo um clima de aflição diante do inesperado e atua com seriedade no íntimo da família em desespero. E ao mesmo tempo exibe de maneira pormenorizada o enfoque paralelo – a questão do personagem viciado, que sofre delírios e participa de grupos de apoio para dependentes químicos depois de ficar internado em clínicas de reabilitação. Como se vê as temáticas são fortes, e o filme, nada fácil. O clima de tragédia aperta o pescoço e sufoca.
Nunca fui fã de Benicio Del Toro, e aqui o ator extrapola com tiques estereotipados. Reclamo de o papel não me convencer. Sempre tive a impressão de que o ator usasse e abusasse de expressões faciais relacionadas a hesitação e incerteza (em “Coisas que Perdemos” minha idéia se confirma). Sem dúvida é um bom ator, em especial em “Traffic”, o que rendeu a ele o Oscar de ator coadjuvante, e “21 Gramas”, indicado ao Oscar pela mesma categoria em que recebeu o prêmio anterior, mas parece que não se dá conta de que repete em demasia trejeitos.
Vale uma analisada com olhar atencioso. Por Felipe Brida

Título original: Things We Lost in the Fire
País/Ano: EUA/Inglaterra, 2007
Elenco: Benicio Del Toro, Halle Berry, David Duchovny, John Carroll Lynch, Alexis Llewellyan, Micah Berry, Alison Lohman.
Direção: Susanne Bier
Gênero: Drama
Duração: 118 min.

Nenhum comentário: