quarta-feira, 28 de maio de 2008

ARTIGO

Chihiro, um sonho em cores (*)

Vencedor de prêmios pelo mundo, incluindo o Oscar de Filme de Animação em 2003, A Viagem de Chihiro ( Spirited Away, de 2001 ) se tornou uma obra indispensável para crianças, jovens e adultos.
Dirigido pelo mestre Hayao Miyazaki, “A Viagem de Chihiro” conquistou o mundo contando a história de uma garotinha cativante de 10 anos de idade, que segue para sua nova casa e encontra no caminho um túnel, aparentemente secreto que desperta a curiosidade de seus pais, vencendo a força que Chihiro faz para não procurar o que existe atrás daquele túnel. A família segue e encontra um local mágico onde vivem criaturas sombrias e iluminadas, ambientes de cores vivas e floridos que escondem toda a dinâmica de um sonho.
A viagem de Chihiro encanta por seu roteiro muito bem lapidado, pelo ótimo trabalho de dublagem em todas as versões encontradas, principalmente a original em japonês e pelos momentos de sorriso e medo que passamos junto da protagonista, depois de criarmos um laço direto com cada um dos personagens do filme.
Mesmo sendo um longa animado, A Viagem de Chihiro não pode ser considerado um “filme para crianças”, muito pelo contrário, os elementos espalhados pelo enredo devem chamar atenção e prender na telona toda a família. Virou um clássico no mundo dos animes (desenhos japoneses), apresentando um material realmente superior aos filmes da Disney e da Pixar.
Mesmo seis anos após o lançamento, se você e sua família ainda não mergulharam nas aventuras inacreditáveis encontradas por Chihiro, dentro de um mundo único e inimaginável, procure assistir a esse filme por inteiro, uma, duas ou até dez vezes, não apenas pela qualidade da obra, mas para conhecer a verdadeira forma de um sonho animado, criado por um dos grandes nomes do cinema mundial.

(*) Mário Sérgio Morabito de Paula, 23 anos, nasceu e reside em Catanduva/SP. Empresário, responsável pela gestão e administração do sistema Superação Centro de Ensino, é formado em Comunicação Social com ênfase em design gráfico pelo Instituto Municipal de Ensino Superior (Imes), de Catanduva. Trabalhou dois anos como assistente de criação na agência Public, atuou em atendimento publicitário por mais dois anos na Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Catanduva, foi diretor de arte e fundador da Agência Experimental Éden de Comunicação e hoje trabalha como criador na agência publicitária ODYN Comunicação, em Catanduva. Sempre participou de projetos relacionados a sites; um deles foi o CINEinCAT (site com informações sobre o mundo cinematográfico), que permaneceu on-line entre os anos de 2001 e 2002, em parceira com Felipe Brida, criador e mantenedor do blog Cinema na Web.

Nenhum comentário: