sexta-feira, 2 de maio de 2008

Cine Lançamento

Leões e Cordeiros

Três tramas paralelas sobre a Guerra do Afeganistão são exibidas. De um lado, o senador Jasper Irving (Tom Cruise) pretende lançar uma nova estratégia política para conter o conflito entre os Estados Unidos e o Afeganistão, porém a façanha só terá êxito com a colaboração da jornalista Janine Roth (Meryl Streep). Ao mesmo tempo, o professor idealista Stephen Malley (Robert Redford) tenta convencer um de seus alunos mais estudiosos, Todd (Andrew Garfield), a mudar os conceitos e formas de pensar visando um futuro promissor ao estudante. Do outro lado do mundo, dois soldados, Ernest (Michael Pena) e Arian (Derek Luke), lutam na guerra para defender o país onde vivem.
Primeiro filme da United Artist após Tom Cruise assumir o comando da empresa de cinema, este drama político não foi bem recebido nos Estados Unidos na época de seu lançamento, ano passado. As conversas de bastidores (entre a jornalista e o senador), alongadas demais e cansativas, reproduzem uma propaganda de política liberal, ou seja, é propagandista. Além do mais, deixa aquele gosto de denúncia ao indicar os responsáveis pela intervenção militar e respectiva tomada do país afegão. E neste ponto a fita toma posição firme e fica até indigesta. Atira-se para todos os lados: sobra para os políticos que se deleitam com o imperialismo, um pouco para a imprensa e para a população, enfim, ninguém sai ileso.
Quanto ao filme nos Estados Unidos estão aí algumas explicações sobre seu fracasso. Agora vamos ao Brasil. O público não tem o costume de assistir a filmes com muito falatório e discussões afiadas. Ainda mais se o assunto for política norte-americana! Portanto, de cara, a fita irá desinteressar grande parte dos telespectadores. Serve mesmo para professores, intelectuais, estudantes de Direito e Economia, historiadores etc.
“Leões e Cordeiros” é interessante, mas não especialmente bom ou inovador. Predominam os diálogos cortantes e de teor de incriminação. Curto (tem uma hora e meia), traz algumas cenas de combate bem boladas e um elenco magistral (não é mole reunir Meryl Streep, Robert Redford e Tom Cruise). O personagem do senador disposto a tudo para manter o “status quo” do seu país é chocante. Não existem soluções fáceis ou felizes para o rumo dos personagens. O final é mal definido e pode desagradar. Em DVD. Por Felipe Brida

Título original: Lions for Lambs
País/Ano: EUA, 2007
Elenco: Tom Cruise, Meryl Streep, Robert Redford, Michael Peña, Andre Garfield, Peter Berg, Kevin Dunn, Derek Luke.
Direção: Robert Redford
Gênero: Drama
Duração: 91 min.

Nenhum comentário: