segunda-feira, 5 de maio de 2008

Cine Lançamento

Morte no Funeral

Uma família inglesa de classe média alta se reúne para o funeral do patriarca. Daniel (Matthew Macfayden), o filho mais organizado, prepara a casa para receber os parentes. Porém nada sai como planejado. Simon (Alan Tudyk), o namorado da prima de Daniel, ingere acidentalmente alucinógenos e passa a ter delírios, enquanto um dos filhos do falecido sai paquerando as mulheres no funeral. A confusão toma rumos inesperados quando um anão chega e começa a extorquir os filhos para não revelar que era amante do pai morto. Daniel terá a árdua tarefa de se livrar das malucas situações.
Comédia inglesa de humor negro que obteve êxito de bilheteria nos Estados Unidos e boa repercussão no Brasil. E sem dúvida uma das melhores comédias lançadas recentemente. Em tom de esculacho generalizado, a fita arranca boas risadas do público. Reúnem-se diversos personagens em situações diversas. Algumas beiram o absurdo, como o primo que toma drogas achando que é Valium e passa o funeral todo fora de si (bom de careta, Alan Tudyk exagera nas expressões), e outras são próximas a nós – o tio idoso irritado com a demora do enterro e o paquerador insensato que se nega a ajudar financeiramente com os arranjos fúnebres.
Filme de uma piada só (o funeral é apenas pano de fundo para os personagens deslancharem a “zoeira”), a história fica cada vez mais frenética e doida. Reserva-se o melhor para a seqüência do banheiro (e bem escatológica por sinal).

Mas nem tudo é “gag” (piada visual). O humor inglês (tem gente que chia quando ouve este termo) está incutido nos próprios diálogos e cortes de cena, indispensáveis para tal estilo cômico.
Todo o mérito do filme é dado ao diretor Frank Oz, um dos criadores do “Muppets Show” e responsável por dirigir comédias impagáveis, como “Os Safados” (1988), “Nosso Querido Bob” (1991), “Será que Ele é?” (1997) e “Os Picaretas” (1999). Depois do fracasso de “Mulheres Perfeitas” (2004), refilmagem de “Esposas em Conflito” (também conhecido como “As Esposas de Stepford”), voltou ao país natal, Inglaterra, e acertou ao rodar este inteligente entretenimento. Não deixe de conferir. Em DVD. Por Felipe Brida

Título original: Death at a Funeral
País/Ano: Inglaterra/EUA, 2007
Elenco: Matthew Macfayden, Keeley Hawes, Alan Tudyk, Andy Nyman, Ewen Bremner, Peter Vaugh, Peter Dinklage.
Direção: Frank Oz
Gênero: Comédia
Duração: 90 min.

Um comentário:

Elaine disse...

Esse filme é realmente fantástico. A parte que eu achei mais engracada, foi quando o tio, velho quer ir ao banheiro e o primo ou um amigo da familia, ajuda-o à sentar-se no vaso sanitário, saindo com a mao lambuzada de verde....eu quase morri de dar risada....Fantástico. Excelente...Realmente voce atingiu minha opiniao positivamente, pois eu adorei esse filme. Voce é um excelente crítico. As vezes é mais fácil difícil achar um excelente crítico do que um bom filme. E você é um excelente crítico. Com suas críticas, temos certeza dos filmes que devemos assistir e nao cair em erro ou ficar na dúvida, passeando de um lado para o outro dentro de uma Vídeo Locadora....Beijos....Valeu!