domingo, 11 de maio de 2008

Viva Nostalgia!

Lutador de Rua

Nos Estados Unidos dos anos 30, durante a Grande Depressão, um homem desempregado, Chaney (Charles Bronson), chega a New Orleans com a intenção de estabilizar sua vida. Junta-se ao promotor de lutas Speed Weed (James Coburn) e adentro no submundo de competições clandestinas. Do tipo calado, Chaney compensa o pouco dialogo com força feroz nos braços. Mas uma dívida financeira irá separar Chaney de Speed. No entanto, o promotor só vê em Chaney a chance de ganhar um bom dinheiro nas arriscadas lutas.
Considerado um dos melhores filmes de lutas rodado nos Estados Unidos, o projeto, cuja direção ficou sob o encargo do estreante Walter Hill, que depois se destacaria por filmes policiais e de ação (48 Horas partes I e II, Caçada Mortal, Ruas de Fogo, Inferno Vermelho), trouxe à tona uma história ousada sobre o submundo das lutas, ilegais e proporcionadas em ambientes secretos por empresários oportunistas e mafiosos. Quase duas décadas e meia anterior à “Clube da Luta”, traz seqüências de luta bem fotografadas e atrativas. Para balancear, há pitadas irrelevantes de romance e drama. Charles Bronson, na época já casado com Jill Ireland, que aqui interpreta a garota-interesse amoroso de Chaney, repete um personagem típico de faroestes em que participou (como o gaiteiro em Era uma Vez no Oeste), caladão e observador, porém com habilidade nas mãos.
O visual não ficou datado. O futuro diretor Roger Sppotiswoode atua aqui na edição. Exibido inúmeras vezes em TV aberta, o filme foi distribuído em DVD pela Sony Pictures há alguns anos, com uma capa feia que dói e sem extras (apenas trailer). Por Felipe Brida

Título original: Hard Times
País/Ano: EUA, 1975
Elenco: Charles Bronson, James Coburn, Jill Ireland, Strother Martin, Margaret Blye, Michael McGuire.
Direção: Walter Hill
Gênero: Ação
Duração: 97 min.

Nenhum comentário: