sábado, 17 de maio de 2008

Cine Lançamento

O Passado

O jovem Rimini (Gael García Bernal) trabalha com tradução de textos e está casado há 12 anos com Sofia (Anália Couceyro), sua primeira namorada. No entanto a relação entre eles não está nada bem e ambos resolvem se separar. Rimini conhece uma modelo, Vera (Mariana), e inicia um tórrido romance com a garota, bem mais nova que ele. Mas numa noite Vera morre atropelada ao ver o namorado beijando Sofia secretamente. Um ano depois, Rimini se casa com a tradutora Carmen (Ana Celentano), tem um filho e repentinamente é acometido por uma amnésia. Ao mesmo tempo, Sofia reaparece com a intenção de reatar o casamento.
Quatro anos depois de “Carandiru”, o renomado diretor argentino naturalizado cidadão brasileiro Hector Babenco rodou este drama irregular com cara de novela mexicana. O relacionamento do jovem Rimini com as mulheres é amargo, uma espécie de fúria momentânea de prazer que se dissolve em poucos dias, algo comum entre os casamentos e namoros atuais. Porém a inserção de inúmeros personagens femininos na história acaba por deixar o público perdido. Inexiste uma estrutura coesa entre os affairs, que nem sempre são bem esclarecidos. Há tramas secundárias recortadas e não conclusivas (como a doença, a morte da mulher atropelada, que fim levou o filho, o paradeiro da esposa, mãe do filho e outros).
Fique atento: o filme é indigesto, principalmente a partir da metade da fita, quando o tom torna-se mais sério ao infundir o amor obsessivo e paranóico de Sofia, que vai aos poucos enlouquecendo longe do ex-marido. Último filme de Paulo Autran, cujo papel é pequeno, inserido em um momento surrealista. Ele interpreta o professor francês Pousièrre e segura uma jarra de água na mão. E a estranha reunião das mulheres no final lembra um complô à la “Esposas em Conflito”!
De ritmo lento, cenas eróticas e roteiro desconexo e indigesto, o drama é bem fotografado e reúne um bom elenco, em especial o mexicano Bernal. O azar mesmo foi pecar pelo excesso de personagens e de tramas, que ajudam a naufragar a fita. Em DVD. Por Felipe Brida

Título original: El Pasado
País/Ano: Argentina/Brasil, 2007
Elenco: Gael García Bernal, Analía Couceyro, Mariana Anghileri, Ana Celentano, Marta Lubos, Mimí Ardú, Paulo Autran.
Direção: Hector Babenco
Gênero: Drama
Duração: 114 min

Nenhum comentário: