terça-feira, 27 de maio de 2008

Cine Lançamento

A Vida dos Outros

Considerado um dos maiores dramaturgos da Alemanha Oriental e um escritor-exemplo para o país, Georg Dreyman (Sebastian Koch) passa a ser vigiado dia e noite por meio de escutas espalhadas em diversos pontos de sua residência. A intenção da espionagem, determinada pelo ministro da Cultura Bruno Hempf (Thomas Thieme), é descobrir se Dreyman é um opositor ao regime socialista. A tarefa de coordenar o plano ficará sob o encargo de Gerd Wiesler (Ulrich Mühe), que irá observar passo a passo a vida particular do escritor.
Vencedor do Oscar de filme estrangeiro em 2006 e de inúmeros prêmios importantes, esta primorosa fita alemã narra, sem concessão, a forma truculenta com que a Stasi (polícia secreta da Alemanha Oriental entre os anos 50 e 80, uma espécie de Gestapo mais contida) perseguia os intelectuais que contestavam o Socialismo. Sério e dotado de um bom elenco, o filme reconstitui, em tom de crítica e mesmo denúncia, uma história forte e sombria sobre a Alemanha pós-Segunda Guerra Mundial, e une diversas sub-tramas com direito a reviravoltas. Não podemos nos esquecer que no Brasil métodos semelhantes de invasão de residências em busca de provas que pudessem incriminar suspeitos eram executados por agentes do DOI-CODI, durante o Regime Militar. Nosso amargo passado!
O destaque maior vai para o ator Ulrich Mühe, que faleceu em julho do ano passado aos 54 anos, em decorrência de um câncer no estômago. Seu personagem, o do rigoroso “espião” de poucas falas, enquanto invade a vida dos outros, no caso o do dramaturgo e da esposa, adquire caráter humano e se remodela em um novo corpo, o grande lance do filme. O final é trágico, e a cena de encerramento focando o rosto de Muhe dá um nó na garganta, emociona. Chegou em DVD no Brasil na segunda quinzena deste mês com atraso de dois anos! Um grandioso filme europeu que deve ser visto e sentido. E merece uma revisada. Por Felipe Brida

Título original: Das Leben der Anderen
País/Ano: Alemanha, 2007
Elenco: Ulrich Mühe, Sebastian Koch, Martina Gedeck, Thomas Thieme, Ulrich Tukur, Charly Hübner.
Direção: Florian Henckel Von Donnersmarck
Gênero: Drama
Duração: 137 min.

Nenhum comentário: