quinta-feira, 15 de maio de 2008

Cine Lançamento

Hairspray – Em Busca da Fama

1962, Baltimore. O sonho de todo adolescente norte-americano é aparecer no “The Corny Collins Show”, um programa de dança que faz sucesso entre a moçada. E este também é o sonho da Tracy Turnblad (Nikki Blonsky), uma jovem gordinha que adora dançar. Empenhada, ela se inscreve para participar no programa e, de maneira surpreendente, arrasa nos testes. Seu lugar está garantido na televisão! Mas a fama de Tracy poderá destronar a ambiciosa Amber Von Tussle (Brittany Snow), garota mimada que está disposta a tudo para se manter no ranking.
Com roteiro adaptado do filme homônimo (apenas com alteração no subtítulo, “E Éramos Todos Jovens”) transposto às telas em 1988 pelo diretor John Waters e que em 2002 virou peça da Broadway, a comédia musical foi bem recebida nas bilheterias norte-americanas e também no Brasil. Quase que inteiramente cantada, a fita é alegre, divertida e bem empolgante, mesmo para os que não curtem gênero musical.
A refilmagem mantém os personagens, bem como o lugar (Baltimore) e a época. A produção só não reutilizou as músicas do filme anterior e da peça para que não ficasse algo repetitivo. E como as canções são vibrantes, com ritmo que contagia!
Há uma eficiente abordagem paralela sobre o preconceito (principalmente em torno dos obesos e dos negros, e lembrando que a população dos Estados Unidos é bem constituída por estes dois grupos de pessoas) e de “carpe diem”. Aproveite a vida! Solte-se! Pule e dance! Entreguem-se a paixões!
Já o elenco, encabeçado pela simpática atriz-revelação Nikki Blonsky, é uma discussão à parte. Nikki era uma ex-balconista de uma loja de doces e tinha 18 anos quando se inscreveu para a seleção de atrizes de “Hairspray”. E venceu, sendo este seu primeiro trabalho no cinema. Ela é uma garota realmente gordinha, sem enchimento nenhum (ao contrário de John Travolta, que iremos apontar logo a seguir. O que é aquilo??), bonitinha e esforçada. Só que seu futuro é incerto. Por ser bem gordinha e fora dos padrões de atrizes, terá papéis limitados. Não sou preconceituoso; estive pensando sobre Nikki dias atrás e cheguei a esta conclusão. Mas nada a impossibilita de se destacar em filmes que não exijam beleza idealizada, não é mesmo? Tanto é verdade que depois de Hairspray ela fez apenas um filme para a TV (sobre uma menina que está acima do peso e tem dificuldades de se integrar na escola) e termina de rodar um projeto cujo papel é secundário.
Agora talvez o grande lance de marketing para atrair público tenha sido entregar a John Travolta o papel da mãe-coruja de Tracy, Edna, um senhora gorda e tristonha. Já imaginaram? Foram necessárias quatro horas de maquiagem para transformar John Travolta em Edna Turnblad. E o make-up não ficou completo: reparem nas mãos de homem dele, com vasos sanguíneos saltados. É obvio que Travolta não convence ninguém num papel feminino e fica aquele personagem-piada. O ator, com a cara siliconada devido às aplicações protéticas para compor a gorducha, volta aos tempos de “Grease” e “Embalos de Sábado à Noite” para se soltar nas danças, mesmo que em postura comedida. É desajeitado, porém não incomoda. E não está tão longe de Divine, a cantora (travesti) de sucesso nos anos 70/80 que encarnou a Edna no original.
O elenco ainda tem Michelle Pfeiffer (como a mãe maquiavélica de Amber Von Tussle, papel este que seria interpretado ou por Madonna ou por Meryl Streep), Christopher Walken, Allison Janney e Queen Latifah.
O diretor Adam Shankman retorna com fôlego (ainda bem) depois de comédias desastrosas, como “A Casa Caiu”, “Operação Babá” e “Doze é demais 2”.
Rodado em Toronto, Canadá, o musical concorreu a três Globos de Ouro (melhor musical ou comédia, ator coadjuvante para John Travolta e atriz para Nikki Blonsky), ao Bafta de melhor maquiagem e ao Grammy de melhor trilha sonora. Estranhamente ficou fora do Oscar este ano. Entretenimento para se passar horas agradáveis. Não deixe de assistir. Em DVD. Por Felipe Brida

Título original: Hairspray
País/Ano: EUA, 2007
Elenco: Nikki Blonsky, John Travolta, Michelle Pfeiffer, Christopher Walken, Amanda Bynes, James Marsden, Allison Janney, Queen Latifah, Zac Efron, Elijah Kelley, Brittany Snow, Paul Dooley, Jerry Stiller.
Direção: Adam Shankman
Gênero: Comédia musical
Duração: 115 min.

Nenhum comentário: