terça-feira, 13 de maio de 2008

Cine Lançamento

Margot e o Casamento

A escritora de contos Margot (Nicole Kidman) não mantém contato com a irmã Pauline (Jennifer Jason Leigh) há tempos. Ao ficar sabendo que ela irá se casar, segue, acompanhada do filho Claude (Zane Pais), para as comemorações. A surpresa toma conta do lugar com a chegada inesperada da irmã. Mas na residência do casal, Margot irá vivenciar momentos de angústia e crises comportamentais diante da conturbada relação de Pauline com o noivo Malcolm (Jake Black), um ator desempregado e explosivo.
Filme de circuito alternativo repleto de personagens excêntricos e uma gama de bizarrices. O diretor Noah Baumbach, que recebeu indicação ao Oscar de melhor roteiro original em 2006 por “A Lula e a Baleia”, não se esforça em comover o público, já que a história sobre duas irmãs separadas por brigas no passado exige carga emocional e tom dramático. Opta pelo caminho de unir um drama nada convencional com comédia de humor negro, o que resulta irregular e estranho demais.
O elenco não ajuda e deixa de cumprir com as expectativas. Nicole Kidman, no papel central, é aquela mesma atriz de sempre, que vem se ajeitando em projetos cada vez mais duvidosos (vide “A Bússola de Ouro”, “Invasores”, “Reencarnação” e este aqui). Reparem como as plásticas não caíram bem em Nicole e a deixam com dificuldade de variar as expressões faciais. Jennifer Jason Leigh, que começa a mostrar a cara de novo depois de sumir das telas, não soube encontrar qual melhor caminho para uma esposa amargurada e sofredora, irmã de Margot. Falta-lhe energia e espontaneidade. E Jake Black então? É o personagem mais excêntrico, com bigode e cabelo desarranjado, e, claro, caricato. Aquele jeitão hiperativo é preservado na pele do marido beberrão e nada dedicado para com a família. E uma ponta desprezível de John Turturro.
A fita é uma mistura generalizada de situações que nem sempre são pormenorizadas, como a birra entre os vizinhos e a tentativa de estupro do filho. As bonitas locações na casa de veraneio, onde a família de Pauline mora, não colabora. Resumindo: um projeto mal arranjado que dificilmente irá encontrar um público para apreciá-lo. Lançado em DVD na segunda quinzena de abril. Por Felipe Brida

Título original: Margot at the Wedding
País/Ano: EUA, 2007
Elenco: Nicole Kidman, Jennifer Jason Leigh, Jack Black, Zane Pais, John Turturro, Ciarán Hinds, Justin Roth.
Direção: Noah Baumbach
Gênero: Drama
Duração: 91 min.

Nenhum comentário: