domingo, 25 de maio de 2008

Cine Lançamento

30 Dias de Noite

Em Barrow, no extremo norte do Alasca, durante os 30 dias do rigoroso inverno local, o sol não aparece, e a cidade permanece em escuridão. Enquanto mais da metade dos moradores viaja para lugares mais quentes, outros resolvem ficar em suas casas para curtir a neve e o frio. Porém, logo no primeiro dia de escuro total, um grupo de vampiros aparece em busca de sangue. Encurralado, o xerife Oleson (Josh Hartnett) irá organizar uma equipe para proteger a comunidade dos perigosos seres.
E chega com um mega-atraso nas locadoras este filme de terror em estilo “gore” baseado na grafic novel dark de Steve Niles, lançada nos cinemas em julho do ano passado. Agradou uma legião de fãs, e o sucesso nos Estados Unidos fez com que fosse lançada uma minissérie de sete capítulos, intitulada “30 Days of Night – Blood Trails”, com elenco e direção diferentes. Porém, se ainda não assistiu, abandone as expectativas.
A fita troca os sustos pela ação rápida e escancara a sanguinolência gratuita (em uma das cenas finais Hartnett arranca a machadadas a cabeça de um vampiro!), o que irá de imediato afastar o público feminino.
Escolheram para protagonistas dois nomes duvidosos, Josh Hartnett e Melissa George. Particularmente Hartnett é um dos piores atores de sua geração. Qual papel de destaque do jovem ator? O elenco coadjuvante conta com Ben Foster, como o misterioso encarcerado, e Danny Huston, o líder vampiresco.
A procedência dos vampiros (uma mistura estranha de gatos e morcegos, com olhos puxados e orelhas pontiagudas) é incerta e sem menção. Aliás, nem se parecem com os vampiros estereotipados do cinema, com capas e caninos afiados. O ambiente gelado e a música com tons agudos lembram o cult de terror de John Carpenter “O Enigma do Outro Mundo”.
Em alguns momentos fiquei incomodado com os cortes bruscos da montagem, em especial a seqüência da matança dos cachorros (olha “O Enigma” de Carpenter presente de novo!). A edição parece apressada e resulta feia.
Um filme mediano, sem nada em especial. Poderá encontrar público por meio dos aficionados em horror. Sam Raimi assina como produtor (a intenção dele era dirigir a fita, que acabou ficando para David Slade, de “Menina Má.com”).
Realmente em Barrow, localizada no extremo norte do Alaska, próximo ao Pólo Norte, os termômetros chegam a marcar 40 graus negativos. Lançado em DVD na segunda quinzena deste mês. Por Felipe Brida

Título original: 30 Days of Night
País/Ano: EUA, 2007
Elenco: Josh Hartnett, Melissa George, Ben Foster, Danny Huston, Mark Boone Jr., Mark Rendell, Joel Tobeck, Manu Bennett, Amber Sainsbury.
Direção: David Slade
Gênero: Terror
Duração: 113 min.

Nenhum comentário: