sábado, 22 de março de 2025

Especial de Cinema


Festival de documentários ‘É Tudo Verdade’ completa 30 anos e tem início em 03 de abril

A 30ª edição do Festival Internacional de Documentários ‘É Tudo Verdade’ tem início no dia 03 de abril com uma extensa programação. O festival completa 30 anos e exibirá até o dia 13 de abril, de forma gratuita, 85 filmes de 30 países. As sessões serão no Rio de Janeiro e em São Paulo, além de exibições em streaming. Haverá ainda conferências e debates.


O pôster da edição de 2025 do ETV traz o documentarista Vladimir Carvalho - foto abaixo - com uma claquete na mão, durante as filmagens da versão original de ‘Cabra marcado para morrer’, de Eduardo Coutinho, em que era assistente de direção – filmado em 1964, o filme foi interrompido com o Golpe Militar de 31 de março. 20 anos depois, Coutinho continuaria o projeto e lançaria esse que é considerado um dos docs mais importantes do Brasil. Vladimir Carvalho, que faleceu no ano passado, ganhará uma retrospectiva no ETV 2025.
A sessão de abertura do festival em São Paulo será na Cinemateca Brasileira, às 20h30 do dia 02/04, com o filme “Ritas” (2025), de Oswaldo Santana, que traz um outro olhar sobre a cantora e compositora Rita Lee; a de abertura no Rio será no Estação Net Botafogo, às 20h30 do dia 03/04, com a sessão de “Viva Marília” (2024), de Zelito Viana, sobre o início da carreira da premiada atriz Marilia Pêra durante a ditadura militar - ambas premières e voltadas apenas para convidados. O filme ‘Trens’ (2024), do polonês Maciej Drygas, irá encerrar o festival, tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro – vencedor de dois prêmios no Festival de Amsterdã, o filme resgata imagens de arquivo de viagens de trem pela Europa ao longo do século 20.



O ETV conta com Mostras Competitivas de Longas/Médias-metragens Brasileiros, Longas/Médias-metragens Internacionais, Curtas-metragens Brasileiros e Curtas-metragens Internacionais, e em Mostras Não-competitivas, que são Programas Especiais, O Estado das Coisas, Foco Latino-Americano e Clássicos ‘É Tudo Verdade’.
A premiação será realizada em 12/04, às 19h30, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. As produções premiadas pelos júris oficiais terão reapresentações em SP e no RJ no dia seguinte. Pelo reconhecimento de “Qualifying Festival” pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, os quatro filmes vencedores dos prêmios dos júris oficiais para as Competições Brasileiras e Internacionais de Longas/Média-metragens e de Curtas-metragens estarão classificados para apreciação à disputa do Oscar do ano que vem em ambas as categorias.




Programação: Filmes e retrospectivas

Dentre os longas-metragens internacionais exibidos em competição esse ano no ETV destacam-se o suíço “Culpar” (2025), o cubano “Crônicas do absurdo” (2024 – exibido no Festival de Havana), o holandês “O propagandista” (2024) e a coprodução França/Holanda/EUA do premiado diretor Sergei Loznitsa “A invasão” (2024 – exibido em Cannes). E dos longas brasileiros em competição destacam-se “Bruscky: Um autorretrato” (2025, de Eryk Rocha), “Rua do Pescador, nº6” (2025, de Bárbara Paz) e “Um olhar inquieto: O cinema de Jorge Bodanzky” (2024, de Liliane Maia e Jorge Bodanzky).
No ‘Programas Especiais’ haverá a exibição do novo trabalho de Lucia Murat, “Hora do recreio” (2025), e no ‘Clássicos É Tudo Verdade’, diversos títulos lançamentos e antigos, como “Quem não conhece o Silva?” (1979).
O ETV de 2025 homenageia Vladimir Carvalho (1935-2024) com uma retrospectiva, trazendo nove longas-metragens realizados por ele em 50 anos, como “O país de São Saruê” (1971), “O homem de areia” (1981), “O evangelho segundo Teotônio” (1984) e seu último trabalho, “Giocondo Dias - O ilustre clandestino” (2019). Na retrospectiva internacional, uma celebração à obra do diretor britânico Humphrey Jennings (1907-1950) – serão exibidos oito de seus trabalhos, como “Fires were started” (1943) e “Family portrait” (1950 – indicado ao Bafta), além do documentário que revive sua trajetória, dirigido por Kevin Macdonald, “Humphrey Jennings – O homem que ouvia a Grã-Bretanha” (2000).
Para celebrar os 30 anos ininterruptos do festival, fundado em 1996, os organizadores trazem projeções e encontros especiais. Serão exibidos três docs marcantes de edições passadas do evento: “Cabra marcado para morrer” (1984), de Eduardo Coutinho - que inspira a capa do catálogo; “O velho – A História de Luiz Carlos Prestes” (1997), de Toni Venturi, e “Noel Field – A lenda de um espião” (1996), do suíço Werner Schweizer.


Encontros, conferências e debates

Além da exibição dos filmes, o ETV promove outras ações. Dentre elas estão a ‘22ª Conferência Internacional do Documentário’, em co-realização com a Cinemateca Brasileira, em São Paulo; encontros da Formação ‘Spcine Convida’ e um seminário com os cineastas vencedores da mostra competitiva do festival em edições passadas Eliza Capai, Joel Zito Araújo, Paulo Sacramento e Roberto Berliner – as datas serão definidas em breve.


Salas de exibição e streaming

Em 2025, as salas participantes que exibirão os filmes são: em São Paulo, CineSesc, Cinemateca Brasileira (Salas Grande Otelo e Oscarito), Instituto Moreira Salles/IMS Paulista e o Centro Cultural São Paulo; e no Rio, as sessões ocorrem nos Estações NET Botafogo e NET Rio e na Sala José Wilker, do recém-inaugurado CineCarioca.
Mais uma vez, pensando em democratizar o acesso ao festival, os organizadores lançarão parte da programação em plataforma de streaming, no caso o Itaú Cultural Play, com exibições entre 14 e 30 de abril – serão seis curtas-metragens da competição brasileira de 2025 e quatro curtas antigos de Vladimir Carvalho.
O ‘É Tudo Verdade’ conta com patrocínio do Itaú, parceria do Sesc-SP, e Apoio Cultural da Spcine, da RioFilme, do Galo da Manhã e do Itaú Cultural. Realização: Ministério da Cultura do Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei N. 8313).
Mais informações pelo site do evento, em https://etudoverdade.com.br/br/home/

Nenhum comentário:

Estreias da semana – Nos cinemas

  Regras do amor na cidade grande   Agradabilíssima comédia romântica sul-coreana para fãs de histórias de amor água com açúcar, inspirada n...