Festival de
documentários ‘É Tudo Verdade’ completa 30 anos e tem início em 03 de abril
Programação: Filmes e retrospectivas
Encontros, conferências e debates
Salas de exibição e streaming
A 30ª edição do Festival
Internacional de Documentários ‘É Tudo Verdade’ tem início no dia 03 de abril
com uma extensa programação. O festival completa 30 anos e exibirá até o dia 13
de abril, de forma gratuita, 85 filmes de 30 países. As sessões serão no Rio de
Janeiro e em São Paulo, além de exibições em streaming. Haverá ainda conferências
e debates.
O pôster da edição de
2025 do ETV traz o documentarista Vladimir Carvalho - foto abaixo - com uma claquete na mão,
durante as filmagens da versão original de ‘Cabra marcado para morrer’, de
Eduardo Coutinho, em que era assistente de direção – filmado em 1964, o filme
foi interrompido com o Golpe Militar de 31 de março. 20 anos depois, Coutinho
continuaria o projeto e lançaria esse que é considerado um dos docs mais importantes
do Brasil. Vladimir Carvalho, que faleceu no ano passado, ganhará uma retrospectiva
no ETV 2025.
A sessão de abertura do
festival em São Paulo será na Cinemateca Brasileira, às 20h30 do dia 02/04, com
o filme “Ritas” (2025), de Oswaldo Santana, que traz um outro olhar sobre a
cantora e compositora Rita Lee; a de abertura no Rio será no Estação Net
Botafogo, às 20h30 do dia 03/04, com a sessão de “Viva Marília” (2024), de
Zelito Viana, sobre o início da carreira da premiada atriz Marilia Pêra durante
a ditadura militar - ambas premières e voltadas apenas para convidados. O filme
‘Trens’ (2024), do polonês Maciej Drygas, irá encerrar o festival, tanto em São
Paulo quanto no Rio de Janeiro – vencedor de dois prêmios no Festival de Amsterdã,
o filme resgata imagens de arquivo de viagens de trem pela Europa ao longo do
século 20.
O ETV conta com Mostras
Competitivas de Longas/Médias-metragens Brasileiros, Longas/Médias-metragens
Internacionais, Curtas-metragens Brasileiros e Curtas-metragens Internacionais,
e em Mostras Não-competitivas, que são Programas Especiais, O Estado das
Coisas, Foco Latino-Americano e Clássicos ‘É Tudo Verdade’.
A premiação será
realizada em 12/04, às 19h30, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. As
produções premiadas pelos júris oficiais terão reapresentações em SP e no RJ no
dia seguinte. Pelo reconhecimento de “Qualifying Festival” pela Academia de
Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, os quatro filmes vencedores dos
prêmios dos júris oficiais para as Competições Brasileiras e Internacionais de
Longas/Média-metragens e de Curtas-metragens estarão classificados para apreciação à disputa do Oscar do ano que vem em ambas as categorias.
Programação: Filmes e retrospectivas
Dentre os longas-metragens
internacionais exibidos em competição esse ano no ETV destacam-se o suíço “Culpar”
(2025), o cubano “Crônicas do absurdo” (2024 – exibido no Festival de Havana), o
holandês “O propagandista” (2024) e a coprodução França/Holanda/EUA do premiado
diretor Sergei Loznitsa “A invasão” (2024 – exibido em Cannes). E dos longas
brasileiros em competição destacam-se “Bruscky: Um autorretrato” (2025, de Eryk
Rocha), “Rua do Pescador, nº6” (2025, de Bárbara Paz) e “Um olhar inquieto: O cinema
de Jorge Bodanzky” (2024, de Liliane Maia e Jorge Bodanzky).
No ‘Programas Especiais’
haverá a exibição do novo trabalho de Lucia Murat, “Hora do recreio” (2025), e
no ‘Clássicos É Tudo Verdade’, diversos títulos lançamentos e antigos, como “Quem
não conhece o Silva?” (1979).
O ETV de 2025 homenageia
Vladimir Carvalho (1935-2024) com uma retrospectiva, trazendo nove
longas-metragens realizados por ele em 50 anos, como “O país de São Saruê” (1971),
“O homem de areia” (1981), “O evangelho segundo Teotônio” (1984) e seu último
trabalho, “Giocondo Dias - O ilustre clandestino” (2019). Na retrospectiva
internacional, uma celebração à obra do diretor britânico Humphrey Jennings
(1907-1950) – serão exibidos oito de seus trabalhos, como “Fires were started”
(1943) e “Family portrait” (1950 – indicado ao Bafta), além do documentário que
revive sua trajetória, dirigido por Kevin Macdonald, “Humphrey Jennings – O homem
que ouvia a Grã-Bretanha” (2000).
Para celebrar os 30 anos
ininterruptos do festival, fundado em 1996, os organizadores trazem projeções e
encontros especiais. Serão exibidos três docs marcantes de edições passadas do
evento: “Cabra marcado para morrer” (1984), de Eduardo Coutinho - que inspira a
capa do catálogo; “O velho – A História de Luiz Carlos Prestes” (1997), de Toni
Venturi, e “Noel Field – A lenda de um espião” (1996), do suíço Werner
Schweizer.
Encontros, conferências e debates
Além da exibição dos
filmes, o ETV promove outras ações. Dentre elas estão a ‘22ª Conferência
Internacional do Documentário’, em co-realização com a Cinemateca Brasileira,
em São Paulo; encontros da Formação ‘Spcine Convida’ e um seminário com os cineastas
vencedores da mostra competitiva do festival em edições passadas Eliza Capai,
Joel Zito Araújo, Paulo Sacramento e Roberto Berliner – as datas serão
definidas em breve.
Salas de exibição e streaming
Em 2025, as salas
participantes que exibirão os filmes são: em São Paulo, CineSesc, Cinemateca
Brasileira (Salas Grande Otelo e Oscarito), Instituto Moreira Salles/IMS
Paulista e o Centro Cultural São Paulo; e no Rio, as sessões ocorrem nos Estações
NET Botafogo e NET Rio e na Sala José Wilker, do recém-inaugurado CineCarioca.
Mais uma vez, pensando
em democratizar o acesso ao festival, os organizadores lançarão parte da programação
em plataforma de streaming, no caso o Itaú Cultural Play, com exibições entre
14 e 30 de abril – serão seis curtas-metragens da competição brasileira de 2025
e quatro curtas antigos de Vladimir Carvalho.
O ‘É Tudo Verdade’ conta
com patrocínio do Itaú, parceria do Sesc-SP, e Apoio Cultural da Spcine, da
RioFilme, do Galo da Manhã e do Itaú Cultural. Realização: Ministério da
Cultura do Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei N.
8313).
Mais informações pelo site do evento, em https://etudoverdade.com.br/br/home/
Mais informações pelo site do evento, em https://etudoverdade.com.br/br/home/
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