segunda-feira, 3 de março de 2025

Especial de Cinema


Oscar 2025: Primeiro Oscar do Brasil vai para ‘Ainda estou aqui’, na categoria de filme internacional; Brasil para para acompanhar cerimônia

Em plena noite de Carnaval, que toma conta das ruas, o Brasil parou para acompanhar, ontem, a transmissão do Oscar 2025. Brasileiros de todas as partes do país aguardavam ansiosos os anúncios dos vencedores - isso porque, de forma inédita, estávamos representados em três categorias com o filme ‘Ainda estou aqui’. A cerimônia no Dolby Theater, em Los Angeles, trouxe poucas novidades e algumas surpresas. Depois de uma campanha histórica e uma recepção calorosa nas salas brasileiras e americanas, ‘Ainda estou aqui’ levou a estatueta de melhor filme internacional, anunciado pela atriz espanhola Penélope Cruz. O filme desbancou ‘Emilia Pérez’, favorito na categoria. O diretor, Walter Salles - foto abaixo, subiu ao palco para agradecer a honraria e o trabalho do elenco. Foi a quinta vez que o Brasil recebeu indicação ao Oscar de filme estrangeiro – antes foram ‘O pagador de promessas’ (1962), ‘O quatrilho’ (1995), ‘O que é isso, companheiro?’ (1997) e ‘Central do Brasil’ (1998), sem nunca ganhar. Pela primeira vez na história, uma fita brasileira concorreu à principal categoria da Academia, o de melhor filme; não foi dessa vez, infelizmente... Quem ganhou foi ‘Anora’, que também levou os prêmios de direção, montagem, roteiro original – os três recebidos pelo diretor Sean Baker, que, por ser um cineasta autoral, realizou todas essas funções, e melhor atriz, para Mikey Madison - foto abaixo. Ela ganhou de Fernanda Torres e de Demi Moore, duas fortes concorrentes.
Novidades zero nas premiações de Adrien Brody como melhor ator por ‘O brutalista’, Zoe Saldaña e Kieran Culkin como coadjuvantes por, respectivamente’, ‘Emilia Pérez’ e ‘A verdadeira dor’, e ‘Conclave’ como melhor roteiro adaptado, já que ganharam quase tudo em premiações anteriores.
Pela primeira vez o Oscar foi apresentado pelo humorista e apresentador de TV americano Conan O’Brien, de 61 anos. A 97ª cerimônia do Oscar, ontem, prestou homenagens especiais aos bombeiros de Los Angeles, pelo esforço no combate aos incêndios que destruíram a cidade meses atrás. Também fizeram um tributo a James Bond, o ‘007’ – na cerimônia, as cantoras Doja Cat, Raye e Lisa apresentaram canções de abertura de alguns dos filmes da franquia. E também houve duras críticas ao governo Trump, com palavras de protesto, à guerra da Ucrania/Rússia e à destruição de Gaza pelo governo de Israel – um dos longas premiados ontem, o documentário ‘Sem chão’, trata desse último tema.
Confira abaixo a lista completa dos vencedores do Oscar 2025 - os vencedores são os primeiros filmes de cada categoria, em negrito:




Melhor Filme

 

“Anora” - foto da equipe do filme recebendo o Oscar, abaixo

“O Brutalista”

“Um Completo Desconhecido”

“Conclave”

“Duna: Parte 2”

“Emilia Pérez”

“Ainda Estou Aqui”

“O Reformatório Nickel”

“A Substância”

“Wicked – Parte 1”

 


Melhor Direção

 

Sean Baker por “Anora”

Brady Corbet por “O Brutalista”

James Mangold por “Um Completo Desconhecido”

Jacques Audiard por “Emilia Pérez”

Coralie Fargeat por “A Substância”

 

Melhor Atriz

 

Mikey Madison, por “Anora”

Fernanda Torres, por “Ainda Estou Aqui”

Demi Moore, por “A Substância”

Cynthia Erivo, de “Wicked – Parte 1”

Karla Sofía Gascón, de Emilia Pérez

 

Melhor Ator

 

Adrien Brody, por “O Brutalista” - foto abaixo

Timothée Chalamet, por “Um Completo Desconhecido”

Colman Domingo, por “Sing Sing”

Ralph Fiennes, por “Conclave”

Sebastian Stan, por “O Aprendiz”

 


Melhor Atriz Coadjuvante

 

Zoe Saldaña, por “Emilia Pérez”

Monica Barbaro, por “Um Completo Desconhecido”

Ariana Grande, por “Wicked – Parte 1”

Felicity Jones, por “O Brutalista”

Isabella Rossellini, por “Conclave”

 

Melhor Ator Coadjuvante

 

Kieran Culkin, “A Verdadeira Dor”

Yura Borisov, por “Anora”

Edward Norton, “Um Completo Desconhecido”

Guy Pearce, de “O Brutalista”

Jeremy Strong, de “O Aprendiz”

 

Melhor Roteiro Original

 

“Anora”

“O Brutalista”

“A Verdadeira Dor”

“A Substância”

“Setembro 5”

 

Melhor Roteiro Adaptado

 

“Conclave”

“Um Completo Desconhecido”

“Emilia Pérez”

“O Reformatório Nickel”

“Sing Sing”

 

Melhor Filme Internacional

 

“Ainda Estou Aqui”

“A Garota da Agulha”

“Emilia Pérez”

“A Semente do Fruto Sagrado”

“Flow”

 

Melhor Animação

 

“Flow” - foto da equipe recebendo o Oscar, abaixo

“Divertida Mente 2”

“Memórias de um Caracol”

“Wallace e Gromit: Avengança”

“Robô Selvagem”

 


Melhor Documentário

 

“Sem chão”

“Quatro paredes”

“Trilha Sonora para um Golpe de Estado”

“Porcelain War”

“Sugarcane”

 

Melhor Figurino

 

“Wicked – Parte 1”

“Um Completo Desconhecido”

“Conclave”

“Gladiador II”

“Nosferatu”

 

Melhor Cabelo e Maquiagem

 

“A Substância”

“Um Homem Diferente”

“Emilia Pérez”

“Nosferatu”

“Wicked – Parte 1”

 

Melhor Trilha Sonora Original

 

“O Brutalista”

“Conclave”

“Emilia Pérez”

“Wicked – Parte 1”

“Robô Selvagem”

 

Melhor Canção Original

 

“El Mal”, de “Emilia Pérez”

“The Journey”, de “Batalhão 6888”

“Like a Bird”, de “Sing Sing”

“Mi Camino”, de “Emilia Pérez”

“Never Too Late”, de “Elton John: Never Too Late”

 

Melhor Design de Produção

 

“Wicked – Parte 1”

“O Brutalista”

“Conclave”

“Duna: Parte 2”

“Nosferatu”

 

Melhor Edição

 

“Anora”

“O Brutalista”

“Conclave”

“Emilia Pérez”

“Wicked – Parte 1”

 

Melhor Som

 

“Duna: Parte 2”

“Um Completo Desconhecido”

“Emilia Pérez”

“Wicked – Parte 1”

“Robô Selvagem”

 

Melhores Efeitos Visuais

 

“Duna: Parte 2”

“Alien: Romulus”

“Better Man: A História de Robbie Williams”

“Planeta dos Macacos: O Reinado”

“Wicked – Parte 1”

 

Melhor Fotografia

 

“O Brutalista”

“Duna: Parte 2”

“Emilia Pérez”

“Maria Callas”

“Nosferatu”

 

Melhor Curta-Metragem em Live-Action

 

“I’m Not a Robot”

“A Lien”

“Anuja”

“The Last Ranger”

“The Man Who Could Not Remain Silent”

 

Melhor Animação em Curta-Metragem

 

“In the Shadow of the Cypress”

“Beautiful Men”

“Magic Candies”

“Wander to Wonder”

“Yuck!”

 

Melhor Documentário de Curta-Metragem

 

“A Única Mulher na Orquestra”

“Estou Pronto, Guarda”

“Death By Numbers”

“Incident”

“Instruments of a Beating Heart”

 

Nenhum comentário:

Resenhas especiais

Especial ‘Sementes do Nazismo’ O ovo da serpente Em 1923, durante a República de Weimar, na Alemanha, o trapezista judeu Abel Rosenberg (Dav...