sábado, 30 de maio de 2020

Cine Clássico



Kim

Em 1885, na Índia sob domínio do Império Britânico, um garoto órfão, de pais ingleses, Kim (Dean Stockwell), passa-se por uma criança indiana, cria amizade com todos e vive perambulando pelas ruas. Tem como melhor amigo o comerciante de cavalos Mahbub Ali (Errol Flynn), que na verdade é um agente do Serviço Secreto Britânico. Os dois partem para uma aventura atrás do lendário Rio da Seta, percorrendo os mistérios da cultura daquele país.

Uma aventura formidável, encantadora, exibida na TV aberta por muitos anos, baseada no livro de mesmo nome do indiano Rudyard Kipling (publicado em 1901), em mais uma obra com pano de fundo na Índia sob controle do Império Britânico (Kipling é o criador de Mogli, o menino-lobo). Custou caro para a época, ultrapassando U$ 2 milhões, devido às filmagens na Índia, além de toda a técnica brilhante que salta na tela (figurinos perfeitos, direção de arte com fortes cores douradas, fotografia excepcional com lindos passeios pela Índia mística etc) – o que não é locação, é estúdio, gravado na MGM.
Contextualizada num conflito entre os Impérios Russo e Britânico pelo controle da Ásia, onde se insere a Índia (conflito este intitulado ‘O Grande Jogo’), no final do século XIX, a história, do início ao fim, segue as deliciosas aventuras de um garoto irlandês que finge ser indiano, ao lado de seu grande amigo e mentor, um comerciante de cavalos que esconde a verdadeira identidade, de agente do serviço secreto - respectivamente interpretados pelo ator mirim Dean Stockwell, que fez muitos filmes nesse período, depois foi indicado ao Oscar de coadjuvante por “De caso com a máfia” (1988), e pelo galã da Era de Ouro Errol Flynn, para sempre lembrado como Robin Hood do clássico homônimo do cinema dos anos 30. Em busca de um lendário rio, encontram lamas tibetanos, enfrentam inimigos e têm de escapar de perigos diversos... Tanto o livro quanto o filme são ricos em detalhes da cultura, religião e dos costumes da Índia, e isto é enriquecedor para quem procura uma viagem em imagens!


Um dos filmes mais legais do diretor do cinema mudo Victor Saville, no antepenúltimo filme da carreira, “Kim” (1950) saiu recentemente em DVD pela Classicline.

Kim (Idem). EUA, 1950, 113 minutos. Aventura. Colorido. Dirigido por Victor Saville. Distribuição: Classicline

Nenhum comentário: